Correção das Atividades da semana 4 do PET 2 - 1º ano
Correção:
Agora que você já leu o poema de umas das grandes representantes do Modernismo português, vamos responder às questões que se seguem.
1 - Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes.
a) Qual é a temática do poema lido?
A temática está relacionada a um amor não correspondido ou impossível, pois, por algum motivo, o eu lírico pede a seu interlocutor que rasgue e esqueça versos que outrora havia recebido.
b) Na primeira estrofe do poema, com quem o eu lírico dialoga e por que faz uma súplica negativa tão energética?
O eu lírico dialoga com alguém que, apesar de ainda ser chamada pelo vocativo "amor", precisa ser esquecido. Por isso, a súplica é tão negativa e enérgica.
2 - No contexto do poema Meus versos, podemos observar que as palavras se tornam mais expressivas quando empregadas em sentido figurado. Esses recursos de expressão que dizem respeito ao sentido, à posição ou à combinação das palavras são conhecidos como figuras de linguagem.
a) Entre as figuras de linguagem, a gradação consiste na utilização de uma sequência de palavras de maneira gradativa, dentro de uma mesma ideia. Essa sequência de palavras pode ir se amenizando ou ir se exagerando. Identifique a sequência gradativa presente na 1ª estrofe do poema lido.
Rasga/ deita/ cubra/ arraste/ leve.
3 - Na segunda estrofe, o eu lírico fala de si.
a) Descreva o comportamento do eu lírico antes e depois da perda do amor.
Os versos "Julguei-me grande pelo sentimento/ E pelo orgulho ainda sou maior!..." trazem a ideia de que o amor trouxe a ela a sensação de grandeza. Nota-se que, apesar da perda do amor, outro sentimento; o orgulho, fez com que ela se sentisse ainda maior.
b) Qual é a figura de linguagem presente no verso “Rasga-os na mente, se os souberes de cor”?
A figura de linguagem presente é a zeugma, pois há a omissão da palavra "versos" presente na estrofe anterior.
c) Qual é o sentido do verso: “Que volte ao nada o nada de um momento!”?
Os versos trazem o desejo de que sejam apagados não só os versos escritos, mas também os momentos que os permearam.
4 - Na terceira estrofe, o eu lírico se identifica com as pessoas que já passaram por sentimentos semelhantes aos seus.
a) A proximidade que é sugerida entre o eu lírico e as outras pessoas lhe é satisfatória? Por quê?
Sim. Traz a ela a ideia de que a dor sofrida por ela não é um "privilégio", mas um sentimento comum.
b) O verso “Asas que passam, todo o mundo as sente” foi empregado em linguagem figurada. O que a palavra “asas” simboliza no contexto do poema? Qual é a figura de linguagem existente nesse verso?
O eu lírico usa a metáfora das asas que passam para dizer que o sofrimento atual passará.
c) O verbo “rasgar” é empregado três vezes no início de determinados versos. Esse tipo de repetição é chamado de anáfora. Considerando o contexto do poema, qual é a finalidade de se repetir tantas vezes essa expressão?
O objetivo da anáfora empregada no texto é enfatizar o desejo de que seus versos sejam rasgados e esquecidos.
5 - Na última estrofe, o emprego da expressão “Pobre endoidecida!” cria certa confusão em relação ao enunciador e ao receptor. Para você, essa expressão é um aposto (termo explicativo) ou um vocativo (termo apelativo)? Justifique sua resposta.
A expressão é um vocativo. Ela usa esse recurso como forma de chamamento para referir-se a si ao escrever os versos. Além disso, a expressão não faz referência com um substantivo ou pronome dentro do verso.
6 - Esse poema trata é um soneto. Sobre esse tipo de composição, assinale as afirmativas corretas:
a) Compõe-se de quatro estrofes – dois quartetos e dois tercetos – separadas entre si por uma linha em branco.
b) A estrofe do soneto é formada por versos, e cada verso é uma linha poética. No último terceto, encontra-se, quase sempre, a “chave de ouro” ou a ideia essencial do soneto.
c) Não obedece às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
d) Os versos do soneto apresentam a mesma quantidade de sílabas poéticas: são decassílabos, isto é, têm dez sílabas poéticas cada um (as sílabas poéticas são auditivas e não gramaticais).
e) Além do ritmo, que é o efeito produzido pela regularidade das sílabas poéticas no poema, o soneto também apresenta rimas, pares de palavras que apresentam o mesmo tipo de sonoridade nas terminações dos versos.
REFERÊNCIAS SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. Volume único. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2012
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