Correção das Atividades da semana 4 do PET 2 - 1º ano








Correção: 


Agora que você já leu o poema de umas das grandes representantes do Modernismo português, vamos responder às questões que se seguem. 

1 - Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. 


a) Qual é a temática do poema lido?

A temática está relacionada a um amor não correspondido ou  impossível, pois, por algum motivo, o eu lírico pede  a seu interlocutor que rasgue e esqueça versos que outrora havia  recebido. 

b) Na primeira estrofe do poema, com quem o eu lírico dialoga e por que faz uma súplica negativa tão energética?

O eu lírico dialoga com alguém que, apesar de ainda ser chamada pelo vocativo "amor", precisa ser esquecido. Por isso, a súplica é tão negativa e enérgica. 

2 - No contexto do poema Meus versos, podemos observar que as palavras se tornam mais expressivas quando empregadas em sentido figurado. Esses recursos de expressão que dizem respeito ao sentido, à posição ou à combinação das palavras são conhecidos como figuras de linguagem.


a) Entre as figuras de linguagem, a gradação consiste na utilização de uma sequência de palavras de maneira gradativa, dentro de uma mesma ideia. Essa sequência de palavras pode ir se amenizando ou ir se exagerando. Identifique a sequência gradativa presente na 1ª estrofe do poema lido.

Rasga/ deita/ cubra/ arraste/ leve.

3 - Na segunda estrofe, o eu lírico fala de si. 

a) Descreva o comportamento do eu lírico antes e depois da perda do amor. 

Os versos "Julguei-me grande pelo sentimento/ E pelo orgulho ainda sou maior!..." trazem a ideia de que o amor trouxe a ela a sensação de grandeza. Nota-se que, apesar da perda do amor,  outro sentimento; o orgulho, fez com que ela se  sentisse ainda maior. 

 b) Qual é a figura de linguagem presente no verso “Rasga-os na mente, se os souberes de cor”? 

A figura de linguagem presente é a zeugma, pois há a omissão da palavra "versos" presente na estrofe anterior. 

 c) Qual é o sentido do verso: “Que volte ao nada o nada de um momento!”?

Os versos trazem o desejo de que sejam apagados não só os versos escritos, mas também os momentos que os permearam. 

4 - Na terceira estrofe, o eu lírico se identifica com as pessoas que já passaram por sentimentos semelhantes aos seus. 

a) A proximidade que é sugerida entre o eu lírico e as outras pessoas lhe é satisfatória? Por quê?

Sim. Traz a ela a ideia de que a dor sofrida por ela não  é um "privilégio", mas um sentimento comum.

 b) O verso “Asas que passam, todo o mundo as sente” foi empregado em linguagem figurada. O que a palavra “asas” simboliza no contexto do poema? Qual é a figura de linguagem existente nesse verso? 

O eu lírico usa a metáfora das asas que passam para dizer que o sofrimento atual passará. 


 c) O verbo “rasgar” é empregado três vezes no início de determinados versos. Esse tipo de repetição é chamado de anáfora. Considerando o contexto do poema, qual é a finalidade de se repetir tantas vezes essa expressão?

O objetivo da anáfora empregada no texto é enfatizar o desejo de que seus versos sejam rasgados e esquecidos. 

5 - Na última estrofe, o emprego da expressão “Pobre endoidecida!” cria certa confusão em relação ao enunciador e ao receptor. Para você, essa expressão é um aposto (termo explicativo) ou um vocativo (termo apelativo)? Justifique sua resposta.

A expressão é um vocativo.  Ela usa  esse recurso como forma de chamamento para referir-se a si ao escrever os versos. Além disso, a expressão não faz referência com um substantivo ou pronome dentro do verso. 

6 - Esse poema trata é um soneto. Sobre esse tipo de composição, assinale as afirmativas corretas:

 a) Compõe-se de quatro estrofes – dois quartetos e dois tercetos – separadas entre si por uma linha em branco.

 b) A estrofe do soneto é formada por versos, e cada verso é uma linha poética. No último terceto, encontra-se, quase sempre, a “chave de ouro” ou a ideia essencial do soneto. 

c) Não obedece às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.

 d) Os versos do soneto apresentam a mesma quantidade de sílabas poéticas: são decassílabos, isto é, têm dez sílabas poéticas cada um (as sílabas poéticas são auditivas e não gramaticais).

 e) Além do ritmo, que é o efeito produzido pela regularidade das sílabas poéticas no poema, o soneto também apresenta rimas, pares de palavras que apresentam o mesmo tipo de sonoridade nas terminações dos versos. 


 REFERÊNCIAS SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. Volume único. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2012

 

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