Correção da semana 5 do PET 2 - Português do 8º ano 2021
1. Leia a crônica abaixo:
Trágico acidente de leitura
Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mágico, num trenó, num sonho. Nem lia: deslizava. Quando de súbito a terrível palavra apareceu, apareceu e ficou, plantada ali diante de mim, focando-me: ABSCÔNDITO. Que momento passei!... O momento de imobilidade e apreensão de quando o fotógrafo se posta atrás da máquina, envolvidos os dois no mesmo pano preto, como um duplo monstro misterioso e corcunda... O terrível silêncio do condenado ante o pelotão de fuzilamento, quando os soldados dormem na pontaria e o capitão vai gritar: Fogo!
QUINTANA, Mario. Nova antologia poética.5.ed. São Paulo:Globo.1995.19
2. De acordo com a crônica, responda:
a) Justifique o título do texto.
O título do texto de Quintana remete ao fato do narrador ter tido que interromper a sua leitura ao deparar-se com uma palavra de significado desconhecido: ABSCÔNDITO .
3. Após ler o texto fica claro que o narrador gosta de ler. Comprove esta afirmativa com frases do texto.
Sim. Vejam o trecho: "Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mágico, num trenó, num sonho.
4. Na expressão: “Nem lia: deslizava”, foi usada a linguagem conotativa (sentido figurado) ou denotativa (sentido real)? Justifique sua resposta.
A expressão foi usada em sentido conotativo (figurado ). O narrador faz uma metáfora entre o ato de ler que, pra ele, era como deslizar, uma atividade mágica algo que o fazia transcender à realidade.
5. No texto a palavra abscôndito aparece em letra maiúscula. O autor fez intencionalmente? Justifique sua resposta
O objetivo do autor foi destacar essa palavra dentre as outras. Ao fazê-lo causou em nós, leitores, estranhamento semelhante ao que ele teve ao deparar-se com a palavra em sua leitura.
Comentários
Enviar um comentário