Correção da semana 2 do PET 2 - 1º ano (2021)
Correção da semana 2 do PET 2
1 - Em uma
narrativa, todas as ações se desenvolvem a partir de pontos de referência no
espaço ou no tempo. Esses pontos ajudam a situar as ações umas em relação às
outras e funcionam, para o leitor, como pontos de apoio à interpretação e
compreensão da história contada. Em O menino que escrevia versos, há dois
referenciais espaciais. Quais são eles? *
Os dois espaços referenciais são a casa do menino e
o consultório do médico.
2. O tempo
organiza a sucessão das ações e permite que o leitor perceba uma sequência (o
que acontece antes e o que acontece depois). Mas o “antes” e o “depois” só
podem existir e fazer sentido para o leitor quando se estabelece um momento de
referência no tempo. 𝐐𝐮𝐚𝐥
é 𝐨
𝐦𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨
𝐝𝐞
𝐫𝐞𝐟𝐞𝐫ê𝐧𝐜𝐢𝐚
da narrativa "O menino que escrevia versos"? *
O momento de referência é o presente, ou seja, no momento da consulta.
3 - Em uma narrativa, os tempos dos verbos
empregados nos ajudam a compreender essa estruturadas relações entre o antes e
o depois. No conto lido, pode-se notar que os verbos expressam as ações diretamente
relacionadas com esse momento de referência.
a) No trecho “O
pai da criança, mecânico de nascença e preguiçoso por destino, nunca espreitara
uma página. Lia motores, interpretava chaparias. Tratava bem, nunca lhe batera,
mas a doçura mais requintada que conseguira tinha sido em noite de núpcias”, os
verbos em destaque estão em um tempo da conjugação verbal chamado 𝐩𝐫𝐞𝐭é𝐫𝐢𝐭𝐨
𝐦𝐚𝐢𝐬-𝐪𝐮𝐞-𝐩𝐞𝐫𝐟𝐞𝐢𝐭𝐨
𝐬𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐬
𝐝𝐨
𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨.
Qual é o momento referência dessas ações? O que essas formas verbais indicam?
Que sentido essas formas verbais assumem no trecho? *
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo
é usado para indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação passada. O conto
narra as visitas do garoto e seus pais ao consultório do médico, consultas
essas que se iniciam uma semana antes do desfecho do conto com a internação do
garoto. O trecho destacado trata de um acontecimento anterior à consulta,
quando há a menção um período da vida do casal, antes mesmo do nascimento do
filho.
b) Além de ser
empregado nos diálogos, o 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨
𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐞
𝐝𝐨
𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨
ocorre em vários outros trechos da narrativa. Por exemplo: “Ela hoje até se 𝐜𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞
com a comparação: perfume de igual qualidade qual outra mulher 𝐨𝐮𝐬𝐚
sequer sonhar? Pobres que fossem esses dias, para ela, tinham sido lua de mel”.
Por que isso ocorre? Que sentido essas formas verbais assumem em tais
trechos? *
O conto não possui o enredo linear. Por
isso, há o uso de diferentes tempos verbais que remetem a diferentes épocas. O
presente do indicativo é usado, principalmente, para indicar uma ação que
ocorre no exato momento em que ela é narrada. Pode indicar também uma ação
habitual.
c) No conto lido,
em quais situações foram empregados verbos no pretérito perfeito do
indicativo? *
O pretérito perfeito do indicativo é
usado para indicar uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.
𝐀𝐩𝐨𝐧𝐭𝐨𝐮 o filho, como se
entregasse uma criminoso na esquadra.
Serafina 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐝𝐞𝐮 que não.
4 - Há na narrativa certos indícios que nos
permitem distinguir os momentos uns dos outros.
a) Quais são os
três momentos ou “épocas” claramente definidos na narrativa? *
O presente, o passado representado pelos
relatos feitos ao médico sobre o caso do menino e um período anterior a isso
que retrata acontecimentos da vida dos pais.
b) Localize as
duas ocorrências do advérbio “hoje” no texto. Nas duas ocorrências, o advérbio
diz respeito à mesma situação? Explique. Tem o mesmo sentido? *
Serafina, você hoje
cheira a óleo Castrol.
Ela hoje até se comove com a comparação: perfume de igual qualidade qual outra
mulher ousa sequer sonhar?
Hoje quem visita o consultório raramente encontra o médico. Manhãs e tardes ele
se senta num recanto do quarto onde está internado o menino.
Sim. Em ambas as aparições o advérbio tem o sentido de "nos dias
atuais".
5 - Às vezes, o sentido de uma palavra (ou de uma
expressão) só pode ser bem compreendido se levarmos em conta não só o
enunciado, ou a frase em que ocorre, mas todo o contexto em que a palavra ou
expressão foi utilizada.
a) Na frase
“Serafina, você hoje cheira a óleo Castrol”, explique a lógica do pai do menino
dirigida à dona Serafina. *
Percebe-se que o pai do garoto tem o
costume de comprar tudo a aspectos relacionados à sua profissão. O óleo Castrol
é algo com que ele tem o contato diário em seu trabalho, como nos trechos anteriores
foi citado que ele havia demonstrado certa doçura apenas da lua de mel, pode-se
inferir que ele quis dizer a ela que possui um cheiro que lhe é costumeiro.
b) Que palavras
ou expressões o pai utiliza em sentido figurado ao exigir que o filho seja
submetido pelo médico a um exame geral? *
A ideia é de que o menino fora concebido
("fabricado") enquanto os pais namoravam dentro do carro na oficina
mecânica onde o pai trabalhava, em meio a sujeira de óleo.
O médico que faça
revisão geral, parte mecânica, parte eléctrica.
Queria tudo. Que se afinasse o sangue, calibrasse os pulmões e, sobretudo, lhe
espreitassem o nível do óleo na figadeira. Houvesse que pagar por
sobressalentes, não importava.
c) No trecho “O
filho fora confeccionado nesses namoros de unha suja, restos de combustível
manchando o lençol. E oleosas confissões de amor”, qual é o sentido do verbo
“confeccionar” no conto? Explique.
Refere-se à concepção do menino.
6 - (FEI- 2017) Quando o doutor
pergunta ao menino “Dói-te alguma coisa?”, ele se surpreende com a resposta,
porque: *
a) percebeu que
a doença do menino era terminal.
b) o menino
evidencia oferecer risco para a sociedade, por ter traços violentos.
c) o menino era
muito jovem para conhecer as dores que o simples fato de viver pode provocar.
d) o menino
estava sendo irônico.
e) o doutor não tinha paciência com doentes que não
respeitavam sua autoridade.
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