Correção de Todas as Semanas do PET 2 - 3º Ano EM - Português












Semana 1 - Pessoal

Semana 2




1 – Identifique, a partir da leitura do texto anterior, as seguintes informações:

a) Qual o nome completo e a idade do candidato a uma vaga de emprego?



José dos Santos Carapuça. 39 anos





b) Qual a formação acadêmica do candidato?

Ciências da computação, concluído em 2004, na Faculdade de computação do Rio do Mato.



c) Descreva a experiência profissional já vivida pelo candidato.

DrogaBets Ltda ( outubro-2004). Atividades desenvolvidas: Implantação e desenvolvimento de sistema de inventário de produtos e atendimento de pedidos que automatizou os processos de tele entrega, proporcionando grande economia de tempo e maior segurança nas informações.


2 – O texto que você leu tem por objetivo:

a) apresentar informações profissionais.

b) dar uma instrução.

c) defender uma ideia.

d) relatar uma sequência de eventos.


3 – Levando em consideração a sua resposta da ATIVIDADE 2: qual é o tipo textual predominante no TEXTO 1?



O tipo textual predominante é o expositivo.


4 – De acordo com o TEXTO 1, o que aconteceu na vida do candidato em 2004?

No ano de 2004 ele concluiu os estudos, enquanto trabalhava na DrogaBets Ltda.



TEXTO 2 apresenta uma sugestão de elaboração de curriculum vitae diferente daquela que vimos na SEMANA 1, mas que é tão válida quanto a outra. Leia o texto e responda o que se pede:




5 – Considere que o candidato Wallace pretende se candidatar a uma vaga de auxiliar de recepção em uma empresa. Tendo em vista os requisitos que o cargo pode exigir, transcreva do texto as informações que seriam relevantes para o candidato conseguir a vaga. Justifique sua resposta.

Segundo o quadro com as atribuições do cargo de auxiliar de escritório, percebemos que há tarefas como digitar planilhas, relatórios e outros documentos, funções exercidas por Wallace em seu antigo emprego. Portanto, essas informações constantes em seu currículo são importantes para credenciá-lo ao cargo. Além disso, sua fluência em inglês é um diferencial para ele.

6 – Observe o quadro abaixo, que retrata os principais requisitos para um candidato a um cargo de auxiliar de escritório. Após análise do currículo apresentado e sua observação do quadro sobre o cargo de auxiliar de escritório, responda: Wallace estaria apto a exercer as funções requisitadas para o cargo? Justifique sua resposta.

Apesar de não ter experiência na área de auxiliar de escritório, a experiência profissional e os cursos realizados por ele, fazem do candidato apto ao cargo, sobretudo, por sua experiência em atendimento ao público e noções de informática.

Semana 3



1 – (FUVEST-SP) – Entende-se por literatura informativa no Brasil:

X) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus sobre a natureza e o homem brasileiros.

b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.

c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.

d) os poemas do Padre José de Anchieta.

e) os sonetos de Gregório de Matos.



2 – São características do Quinhentismo:

X) linguagem simples.

X) uso de adjetivos.

X) textos descritivos, informativos, narrativos e dramáticos.

d) conquista material e espiritual; preocupação com a estética dos poemas.



3 – (UFRN - adaptada) Sabe-se que a literatura brasileira quinhentista não primava pelo valor estético, mas se destacava pelo caráter informativo. Por que a referida literatura apresentava tantos textos informativos? O que os escritores da época queriam informar?

O caráter informativo da literatura quinhentista se deu por seu objetivo de apresentar relatórios das navegações da época. Trata-se de documentos, cartas e relatórios de navegantes, de administradores e de missionários. Portanto, seu caráter não era propriamente literário.



4 – (IFSP - adaptada)




A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o bei- ço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.

(Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)


O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura

X) de informação.

b) de cordel.

c) naturalista.

d) ambientalista.

e) de formação.


5 – Defina a diferença entre a literatura de informação e a literatura de formação.

A literatura de informação é formada pelos textos cujo objetivo era levar a Portugal informações sobre as viagens no período do renascimento português. Já a literatura de formação, possuía função didática e primava pela catequese e disseminação do catolicismo.



Semana 4



ATIVIDADES


1 – (ENEM 2013)




De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.

Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo:

Contexto, 2001.




A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:

x) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.

b) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.

c) Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.

d) Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.

e) Criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.



2 – Pedro Álvares Cabral encarregou qual dos membros de suas caravelas a ir para a corte portuguesa informar ao rei sobre a descoberta, incluindo o envio da Carta de Pero Vaz de Caminha?

a) Pero Vaz de Caminha.

b) Cristóvão Colombo.

x) Gaspar de Lemos.

d) Mem de Sá.

e) Bartolomeu Bueno da Silva.


3 – (UFSC 2018/1)




E então estiraram-se de costas na alcatifa, a dormir sem procurarem maneiras de encobrir suas vergonhas as quais não eram fanadas; e as cabeleiras delas estavam bem rapadas e feitas. [...]

Deduzo que é gente bestial e de pouco saber, e por isso tão esquiva. Mas apesar de tudo isso andam bem curados, e muito limpos. E naquilo ainda mais me convenço que são como aves, ou alimárias montesinas. [...]

Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a vossa fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências. [...]

Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão ir ouvir missa e sermão naquele ilhéu. [...] E assim foi feito. Mandou armar um pavilhão naquele ilhéu, e dentro levantar um altar mui bem arranjado. E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual disse o padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz pelos outros padres e sacerdotes que todos assistiram, a qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção. [...]

Enquanto assistimos à missa e ao sermão, estaria na praia outra tanta gente, pouco mais ou me- nos, como a de ontem, com seus arcos e setas, e andava folgando. E olhando-nos, sentaram. E depois de acabada a missa, quando nós sentados atendíamos a pregação, levantaram-se muitos deles e tangeram corno ou buzina e começaram a saltar e dançar um pedaço. [...]

O melhor fruto que se pode tirar desta terra me parece ser salvar esta gente. E esta deve ser a prin- cipal semente que Vossa Alteza deve lançar nesta terra.

PERO Vaz de Caminha. Carta à D. Manuel (excertos). In: Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa7833/pero-vaz-de-caminha>.

Acesso em: 30 jun. 2017.



Assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas em relação à carta de Pero Vaz de Caminha e ao contexto da expansão ultramarina portuguesa:

(V ) Na carta, é possível identificar choque e estranhamento entre as diferentes culturas, assim como perceber a iniciativa portuguesa de tomar posse da terra.

(F ) Apesar dos rituais católicos descritos na carta, a Igreja Católica não apoiava a iniciativa das navegações portuguesas porque contrariava princípios da instituição sobre as explorações do mundo.

(V ) No relato do autor, há referências aos habitantes como seres que, na sua visão, seriam selvagens.

(V ) A mais conhecida das cartas relacionadas à expedição de Pedro Álvares Cabral é a de Pero Vaz de Caminha, que relata a estada da tripulação durante o tempo em que esteve aportada nas terras encontradas.

(V ) Movida pelo grande interesse sobre as terras descobertas, parte da tripulação daquela expedi- ção não seguiu viagem, garantindo assim a posse do lugar ao reino português.

(F ) Fica evidente, pela descrição do autor, o respeito da Coroa portuguesa em relação às crenças e aos costumes dos habitantes da terra.





SEMANA 5

!!! Estamos quase terminando o PET II, mas antes ainda temos coisas a aprender. Nesta semana, iremos falar sobre o tipo textual dissertativo-argumentativo. Você irá reconhecer as principais características deste gênero textual e analisará um gênero da esfera argumentativa.

O tipo de texto dissertativo-argumentativo — muito frequente nas provas de concursos e exigido no ENEM! — apresenta posicionamentos pessoais e exposição de ideias apresentadas de forma lógica. Com razoável grau de objetividade, clareza, respeito pelo registro formal da língua e coerência, seu in- tuito é a defesa de um ponto de vista que convença o interlocutor (leitor ou ouvinte).
Características principais:

• Presença de estrutura básica (introdução, desenvolvimento e conclusão): ideia principal do texto (tese), argumentos e conclusão (síntese dos pontos principais e pode ter sugestão/solução de problemas discutidos).

• Principais gêneros textuais em que se observam características desse tipo de texto: redação de concursos, artigos de opinião, cartas de leitor, discursos de defesa/acusação, resenhas...

• Utiliza verbos na 1ª pessoa (normalmente nas argumentações informais, como no artigo de opinião) e na 3ª pessoa do presente do indicativo (normalmente nas argumentações formais, como no texto padrão ENEM) para imprimir uma atemporalidade e um caráter de verdade ao que está sendo dito.

• Constitui-se de linguagem cuidada, com estruturas lexicais e sintáticas claras, simples e adequadas ao registro culto.

• Privilegiam-se as estruturas impessoais, com certas modalizações discursivas (indicando noções de possibilidade, certeza ou probabilidade) em vez de juízos de valor ou sentimentos exaltados.

• Há um cuidado com a progressão temática, isto é, com o desenvolvimento coerente da ideia principal, evitando-se rodeios.



Vamos analisar o texto abaixo para entender melhor a organização desse tipo textual.




A maioria dos problemas existentes em um país em desenvolvimento, como o nosso, podem ser re solvidos com uma eficiente administração política (**tese**), porque a força governamental certa- mente se sobrepõe a poderes paralelos, os quais – por negligência de nossos representantes – vêm aterrorizando as grandes metrópoles.

Isso ficou claro no confronto entre a força militar do RJ e os traficantes, o que comprovou uma verdade simples: se for do desejo dos políticos uma mudança radical visando o bem-estar da população, isso é plenamente possível (**argumento**).

É importante salientar, portanto, que não devemos ficar de mãos atadas à espera de uma atitude do governo só quando o caos se estabelece; o povo tem e sempre terá de colaborar com uma cobrança efetiva (**conclusão**).




Perceba que no texto anterior nós temos, de forma clara, as partes fundamentais do tipo textual:

• a tese do texto, ou seja, o ponto de defesa do autor sobre o assunto. O autor entende que um governo eficiente tem o poder de resolver a maioria dos problemas atuais;

• o argumento, que é o modo como você irá convencer o seu leitor de que a sua opinião é a correta. O autor utilizou uma exemplificação para formular seu argumento;

• e a conclusão, momento em que você retoma o que disse e fecha a sua ideia. O autor afirmou que a população não pode esperar somente pelo governo, mas deve colaborar também.

Semana 5

 
ATIVIDADES


1 – (UFMG)




A revolução digital

Texto e papel. Parceiros de uma história de êxitos. Pareciam feitos um para o outro. Disse “pare- ciam”, assim, com o verbo no passado, e já me explico: estão em processo de separação. Secular, a união não ruirá do dia para a noite. Mas o divórcio virá, certo como o pôr-do-sol a cada fim de tar- de. O texto mantinha com o papel uma relação de dependência. A perpetuação da escrita parecia condicionada à produção de celulose.

Súbito, a palavra descobriu um novo meio de propagação: o cristal líquido. Saem as árvores. Entram as nuvens de elétrons. A mudança conduz a veredas ainda inexploradas. De concreto há apenas a impressão de que, longe de enfraquecer, a ebulição digital tonifica a escrita. E isso é bom. Quando nos chega por um ouvido, a palavra costuma sair por outro. Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a alma.

Em outras palavras: falada, a palavra perde-se nos desvãos da memória; impressa, desperta o cérebro, produzindo uma circulação de ideias que gera novos textos. A Internet é, por assim dizer, um livro interativo. Plugados à rede, somos autores e leitores. Podemos visitar as páginas de um clássico da literatura. Ou simplesmente arriscar textos próprios.

Otto Lara Resende costumava dizer que as pessoas haviam perdido o gosto pela troca de correspondências. Antes de morrer, brindou-me com dois telefonemas. Em um deles prometeu: “Mando-te uma carta qualquer dia desses”. Não sei se teve tempo de render-se ao computador. Creio que não. Mas, vivo, Otto estaria surpreso com a popularização crescente do correio eletrônico. O papel começa a experimentar o mesmo martírio imposto à pedra quando da descoberta do pa- piro. A era digital está revolucionando o uso do texto. Estamos virando uma página. Ou, por outra, estamos pressionando a tecla “enter”.

SOUZA, Josias de. A revolução digital. Folha de São Paulo, São Paulo, 6 de maio de 1996. Caderno Brasil, p. 2.




Com base na leitura feita, é correto afirmar que o objetivo do texto é:

a) descrever as vantagens e as desvantagens da internet na atualidade.

x) narrar a história do papel e do texto desde a antiguidade.

c) defender a parceria entre o papel e o texto como uma história de êxitos.

d) discutir as implicações da era digital no uso da escrita.



2 – Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar:

a) É o tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.

b) É o tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser presentados argumentos, provas e exemplos, a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.

c) Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.

x) Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Há valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.



3 – Sobre a dissertação-argumentativa, podemos afirmar que se trata

a) de um tipo textual.

x) de um gênero textual.

c) de uma composição lírica.

d) de um texto literário.



4 – Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação, qual alternativa melhor

os descreve?

a) São os parágrafos em que o autor exprime seus sentimentos em relação aos problemas so- ciais que o afetam pessoalmente.

b) Parte do texto marcada pelo diálogo entre protagonista e antagonista com o propósito de desenvolvimento dos personagens.

c) É quando o autor enumera os motivos por estar participando do vestibular e de suas vontades de mudar o mundo através de seu futuro trabalho.

x) São os parágrafos em que o autor descreve seus argumentos persuasivos utilizando recursos como citação, comprovação ou raciocínio lógico.


5 – Qual é a função do último parágrafo de uma dissertação?

x) Encerrar o pensamento discorrido nas partes anteriores da redação, podendo sugerir uma resposta para o problema apresentado.

b) Deixar uma questão impactante para o leitor, fazendo com que ele reflita sobre seu papel na sociedade.

c) Comentar o próprio texto com um tom otimista, independentemente da gravidade do problema do tema.

d) Opinar de maneira parcial sobre a qualidade do teste aplicado.



Semana 6


TEMA: Artigo de Opinião

Oi, estudante? Como estão as coisas? Chegamos à SEMANA 6 do PET 2 de 2021. Nele, iremos continuar falando sobre o tipo textual dissertativo-argumentativo, mas dessa vez estudaremos o gênero artigo de opinião, que é predominantemente dissertativo-argumentativo. Você irá reconhecer a estrutura do gênero e produzir uma versão dele.

O artigo de opinião, como eu lhe disse, é predominantemente dissertativo-argumentativo, por ter como objetivo convencer o leitor do ponto de vista apresentado pelo autor. Este gênero é muito comum em jornais, revistas e blogs, já que, na maioria das vezes, trata de um assunto relevante para a sociedade.

O artigo de opinião tem características muito importantes, tais como: títulos criativos e polêmicos, que buscam atrair os leitores; temas atuais e de relevância para a sociedade; linguagem simples e de acordo com a variedade padrão da língua portuguesa; textos com argumentos, com o objetivo de persuadir o leitor. Textos desse gênero também devem ser assinados pelo autor e podem ser escritos na primeira ou na terceira pessoa do discurso.

A estrutura do gênero artigo de opinião segue um determinado padrão:

• Na introdução, deve haver a apresentação do tema — assunto principal de que o texto tratará — e da tese — que consiste no posicionamento do autor sobre aquele tema que ele está discutindo.

• No desenvolvimento, o autor deve discorrer sobre aquilo que ele se posicionou na tese. Neste momento do texto, o autor deverá formular argumentos que irão convencer o leitor de que a sua posição é a correta.

• E, na conclusão, o autor pode fazer uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos. Ele pode, também, oferecer ao leitor uma proposta de solução para aqueles problemas discutidos.

Essa estrutura pode facilitar a organização da escrita do autor, além de ajudar o leitor a compreender melhor aquilo que está lendo.




ATIVIDADES



1 – Leia o artigo de opinião seguinte e responda o que se pede:




CHEGA DE VIOLÊNCIA!

Débora de Sousa Magalhães



A violência contra a mulher no Brasil vem aumentando assustadoramente. A cada 12 segundos, uma mulher é violentada, dados altíssimos se comparados aos outros países. 61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus parceiros. As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes.

Muitas mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento conjugal, com a certeza de serem felizes. Elas se unem e acreditam ter encontrado o amor de sua vida. Depois vêm os filhos, surgem os problemas financeiros e as brigas começam a aparecer. Logo pensa em separação, mas desistem ao imaginar que não teriam capacidade de viverem sozinhas.

Seus ferimentos são muitos. Além dos físicos, existem os traumas psicológicos com sequelas para o resto da vida. O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não pensando na consequência de suas denúncias, mas sim, na solução desses problemas.

Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços. A violência ainda continua em diversos lares. Os casos de agressões são praticados, em sua maioria, por seus parceiros, namorados, ex-companheiros ou até parentes.

Para ajudar as vítimas dessa violência desenfreada, é necessário ter mais delegacias, casas de apoio para as mulheres e projetos públicos que incentivem a participação da comunidade em denunciar os crimes e protegê-las. As leis também devem ser mais rígidas e punir com mais justiça os agressores. Oferecer um apoio psicológico tanto à vítima como também ao agressor seria um meio de amenizar tais atos de abuso. Apoio é o que elas mais precisam, pois não é fácil conviver com a violência dentro da própria casa.


a) Qual o tema do artigo de opinião?
 

A violência contra a mulher no Brasil.


b) Localize, no 1º parágrafo, a tese defendida pela autora.

As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes.


c) Localize, no desenvolvimento, pelo menos dois argumentos utilizados pela autora.

Muitas mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento conjugal, com a certeza de serem felizes.

O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não pensando na consequência de suas denúncias, mas sim, na solução desses problemas.



2 – Leia os textos motivadores seguintes e redija um artigo de opinião sobre o tema “os efeitos do ensino híbrido no Brasil”.




TEXTO 1:

O ensino híbrido é a modalidade de ensino que combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais. O ato de educar sempre permeou por espaços e tarefas diferentes, desta forma, vemos que a educação sempre foi, em sua base, híbrida.

Esse tipo de ensino pode ser considerado uma proposta inovadora para a educação, visto que per- mite a aplicabilidade de diversas formas de aprendizagem-ensino no dia a dia. Assim, nesse mo- delo, o estudante pode ter acesso a aulas online ou presenciais, já que a combinação delas pode estimular uma maior capacidade e interação social nos alunos.

Com o apoio das plataformas de ensino, aplicativos e também mídias informativas, se tornou pos- sível absorver as informações necessárias, aquelas que aconteceriam na sala de aula.

Dessa forma, o ensino híbrido vem se tornando um poderoso aliado às formas de aprendizagem nos mais variados contextos educacionais. No entanto, as escolas brasileiras estão incluindo essa modalidade de ensino bem aos poucos.

No entanto, não é somente a mistura do virtual com o presencial que caracteriza o modelo híbrido, mas também a forma como o aluno aprende, sendo de forma individual ou colaborativa.

FONTE: https://blog.saseducacao.com.br/ensino-hibrido/?gclid=CjwKCAiAz4b_BRBbEiwA5XlVVoKTgvz8zxXkpjNtDbV7yWR-nX5D

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TEXTO 2:

Quais são as vantagens e desvantagens do ensino híbrido no aprendizado?

Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens do ensino híbrido? Para adotar a meto- dologia no ambiente escolar, é preciso conhecer os pontos positivos e negativos para os alunos e professores.

Entre as principais vantagens do ensino híbrido está a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, pois incentiva a interação com outros alunos e com os professores por debates, espaço para resolução de dúvidas e até fóruns virtuais.

Além disso, o ensino híbrido aproxima a tecnologia em sala de aula, o que pode aumentar o interesse dos alunos, auxiliar no desenvolvimento da criatividade e potencializar o contato com diversas culturas.

Os principais desafios são integrar o corpo docente e os gestores para criar uma forma assertiva de adotar o ensino híbrido. Dessa forma, o engajamento dos profissionais deve ser algo tratado como essencial para a metodologia.

FONTE: https://movplan.com.br/blog/ensino-hibrido/





Resposta pessoal.



Lembrem-se das características do artigo de opinião. 










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