Correção das atividades da Semana 3 do PET 2 do 1º ano EM - 2021
Correção
1 - a) O poema é metalinguístico, ou seja, aborda o fazer poético. A relação do eu lírico com a obra se faz, pois os versos descrevem os motivos que a levam a escrever.
b) O Poema é escrito em linguagem conotativa. Nesse sentido, a expressão "ascender faíscas" é uma metáfora para dizer que os seus versos têm o objetivo de trazer ao seu leitor uma temática que fará com que ele reflita, ou seja, seus olhos irão ler versos que o levarão a novas reflexões. Sobretudo, relacionadas à mulher e a questões sociais.
c) A linguagem denotativa está relacionada ao sentido literal das palavras, ou seja, descreve a realidade. Partindo desse pressuposto podemos dizer que quando a autora fala, por exemplo, da trajetória da mulher negra, que ela não está abordado lutas fictícias, mas situações reais. Como podemos ver em: "não escrevo pra obter a sua aprovação, mas pra registrar minha trajetória e de tantas mulheres negras que já foram silenciadas."
2. Sim. A autora usa os versos do poema para falar sobre o fazer poético. Esse aspecto pode ser observado em vários versos, como em:
"Eu não escrevo pra incendiar casas
mas pra ascender faíscas aos olhos de quem me lê"3. Ela quis dizer que seus versos não possuem outro motivo senão "ecoar" a voz de um povo que, por muito tempo, foi silenciado. Segundo a autora a sua poesia possui esse objetivo: dar voz às mulheres negras, sobretudo, pelo fato dela possuir grande alcance social.
4. Pessoal.
5. Letra a.
Comentários
Enviar um comentário