Correção das Atividades da Semana 3 do PET 2 - 8º ano (2021)

 





1. Hora de colocar em prática tudo que você aprendeu sobre o gênero textual debate regrado.

O que?

Planejar e produzir um debate regrado sobre o tema “Uso do celular na escola: amigo ou adversário? ”

Para quem?

                                         Debate: “Uso do celular na escola: amigo ou adversário?”

 

 

1. Qual o tempo de duração do debate?

 

 Duração de uma  aula.

2. A quantidade de blocos do debate.

 

 Três blocos, ou seja, um por argumento. 

3. Qual local acontecerá?


 Será um debate virtual, via Google meet.

4. A quantidade de debatedores.

 

 Os alunos da turma serão divididos em dois grupos, cada um irá defender um ponto de vista sobre o tema: “Uso do celular na escola: amigo ou adversário?”

5. As regras de comportamento da plateia. Haverá perguntas? Quando?

 

 Cada debatedor deverá usar o recurso de "levantar a mão" disponível no aplicativo. As perguntas serão feitas pelo professor que será o mediador e a plateia os familiares presentes na residência dos alunos. Lembrando que esse não terão turnos de fala.

6. O tempo de fala durante cada um dos momentos do debate(pergunta, resposta, réplica e tréplica)

 

Quatro minutos para resposta e dois para réplica e tréplica. 

7. Como deverá ser o comportamento dos debatedores?

 

 Deverão estudar previamente o assunto e portar-se de maneira educada, respeitando todos os pontos de vista, refutando-os a partir de argumentos bem organizados. 

 

b) Hora de produzir: imagine que você é um dos debatedores.

Crie três argumentos que você usaria para defender seu ponto de vista. Não esqueça de usar os

operadores argumentativos estudados.

Amigo

Os operadores argumentativos estão em destaque

Argumento 1. O Celular é uma grande ferramenta de pesquisa, pois ele permite acesso à uma infinidade de informações constantes na internet. Além disso, ele é de fácil manuseio o que permitiria ao aluno que o carregasse para onde fosse necessário.  

 Argumento 2. O aparelho dá a possibilidade de acessar à diferentes tecnologias para a educação. Portanto, o professor pode usar isso ao seu favor.  inclusive, ele tem sido um grande aliado nos tempos  atuais. 

Argumento 3. O uso do celular em sala de aula permite a que o professor  disponibilize  recursos interativos para os alunos, por exemplo, atividades gamificadadas e "quizzes" . Esses recursos podem aumentar sua motivação e a  produtividade da aula. 


Adversário 

Argumento 1: O uso do celular como ferramenta de ensino, apesar de trazer o benefício da facilidade para a realização de pesquisa, poderá trazer dificuldades para manter o foco desse aluno no conteúdo, pois a facilidade de acesso aos mais diversos conteúdos pode fazer que, em meios às pesquisas, os alunos desviariam o foco para outros temas. 


Argumento 2: Outra desvantagem do uso do celular em sala de aula é a estimulação do consumismo entre os alunos. Visto que eles podem adquirir certa "competição" a respeito de quem possui o melhor aparelho.


Argumento 3. O uso dos aparelhos pode gerar dependência e pode desestimular atividades como transcrever textos. Essas atividades manuais são importantíssimas para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, é importante que haja a troca de experiências entre os estudantes, o que pode ser dificultado, principalmente,  se eles não conseguirem fazer o uso consciente do aparelho. Nesse caso, ainda há de se avaliar a maturidade  dos adolescentes para administrar esse uso. 




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