Correção das Atividades da Semana 3 do PET 2 - 8º ano (2021)
1. Hora de colocar em prática tudo que você aprendeu sobre o gênero textual debate regrado.
O que?
Planejar e produzir um debate regrado sobre o tema “Uso do celular na escola: amigo ou adversário? ”
Para quem?
Debate: “Uso do celular na escola: amigo ou
adversário?” |
1. Qual o tempo de duração do debate? |
|
2. A quantidade de blocos do debate. |
|
3. Qual local acontecerá? |
|
4. A quantidade de debatedores. |
|
5. As regras de comportamento da plateia. Haverá perguntas?
Quando? |
|
6. O tempo de fala durante cada um dos momentos do debate(pergunta,
resposta, réplica e tréplica) |
Quatro minutos para resposta e dois para réplica e tréplica. |
7. Como deverá ser o comportamento dos debatedores? |
|
b) Hora de produzir: imagine que você é um dos debatedores.
Crie três argumentos que você usaria para defender seu ponto de vista. Não esqueça de usar os
operadores argumentativos estudados.
Amigo
Os operadores argumentativos estão em destaque.
Argumento 1. O Celular é uma grande ferramenta de pesquisa, pois ele permite acesso à uma infinidade de informações constantes na internet. Além disso, ele é de fácil manuseio o que permitiria ao aluno que o carregasse para onde fosse necessário.
Argumento 2. O aparelho dá a possibilidade de acessar à diferentes tecnologias para a educação. Portanto, o professor pode usar isso ao seu favor. inclusive, ele tem sido um grande aliado nos tempos atuais.
Argumento 3. O uso do celular em sala de aula permite a que o professor disponibilize recursos interativos para os alunos, por exemplo, atividades gamificadadas e "quizzes" . Esses recursos podem aumentar sua motivação e a produtividade da aula.
Adversário
Argumento 1: O uso do celular como ferramenta de ensino, apesar de trazer o benefício da facilidade para a realização de pesquisa, poderá trazer dificuldades para manter o foco desse aluno no conteúdo, pois a facilidade de acesso aos mais diversos conteúdos pode fazer que, em meios às pesquisas, os alunos desviariam o foco para outros temas.
Argumento 2: Outra desvantagem do uso do celular em sala de aula é a estimulação do consumismo entre os alunos. Visto que eles podem adquirir certa "competição" a respeito de quem possui o melhor aparelho.
Argumento 3. O uso dos aparelhos pode gerar dependência e pode desestimular atividades como transcrever textos. Essas atividades manuais são importantíssimas para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, é importante que haja a troca de experiências entre os estudantes, o que pode ser dificultado, principalmente, se eles não conseguirem fazer o uso consciente do aparelho. Nesse caso, ainda há de se avaliar a maturidade dos adolescentes para administrar esse uso.
Comentários
Enviar um comentário