Correção da semana 5 do PET 2 - Português do 7º ano 2021


















Disponível em: <https://bit.ly/3wfk7OT>. Acesso

em 09/04/2021.


TEMA: ENTREVISTA

Entrevista é um diálogo entre duas ou mais pessoas: entrevis- tador (es) e entrevistado (s).

O principal objetivo: retirar informações e declarações sobre determinado assunto.

A Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunica- ção: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.












Características da Entrevista

• Textos informativos e/ou opinativos;

• Presença do entrevistador e do entrevistado;

• Linguagem dialógica e oral;

• Marca do discurso direto e da subjetividade;

• Mescla da linguagem formal e informal.


Estrutura da Entrevista

• Definição do tema: só após a escolha do tema é possível escolher quem será a pessoa entrevista- da. Alguém que tem domínio sobre determinado sobre o assunto e que abrilhantará o texto.

• Roteiro: é o orientador do entrevistador no ato da entrevista. Para produzi-lo é necessário pesquisar sobre o tema da entrevista. Depois podem ser enumeradas algumas perguntas que guiarão o trabalho. Com certeza outras perguntas poderão surgir no momento da entrevista.

• Título: após a entrevista, ela é transcrita para uma revista, jornal ou internet. O título deve ser criativo, precisa resumir o assunto de forma a prender a atenção do leitor.

• Revisão: É imprescindível que todo o texto seja revisado antes da publicação para evitar erros de escrita.

Utiliza-se um gravador ou uma câmera para ajudar que a transcrição seja feita de maneira real, tudo que foi dito.

Importante: Nas transcrições, transfere-se para a escrita a maneira como um texto foi dito oralmente, por isso mantêm-se as pausas, as hesitações, os marcadores de conversa etc.


A entrevista pode ser de forma dirigida e não-dirigida

• Entrevista não-dirigida: aquela que tem como objetivo obter detalhes de algum acontecimento vivido pelo entrevistador, como um fato real, crimes, tragédias, entre outros. A partir do desenrolar da conversa as perguntas vão surgindo, assim muitas vezes neste tipo de entrevista não é elaborado um roteiro.

• Entrevista dirigida: É aquela que está bem planejada, que tem um roteiro preparado com antecedência.


PARA SABER MAIS:

Como é uma entrevista? Como redigir as perguntas? Entrevista - Brasil Escola. Disponível em https:// www.youtube.com/watch?v=rvZPMj9Iwyc. Acesso em: 29 mar. 2021.


ATIVIDADES

1. Leia uma parte da entrevista transcrita feita em um programa de televisão. Atente-se para os detalhes.
Serginho entrevista vítima de bullying

Serginho Groisman: Eu vou falar agora com essa garota queeee... sofreu, na escola, um problema muito grave. Ela tá aqui; por favor, venha. (Aplausos)

SG: [...] A Manoela, a gente descobriu numa outra conversa. Ela estava sentada aqui (apontando um lugar na plateia)... ali, e foi tão forte o que ela disse que eu falei “pô, vou convidar de novo para ela contar melhor essa história”, que é uma história de associação de bullying com racismo, com preconceito racial.[...]

SG: Bom, você estudava numa escola, em Ribeirão Preto, numa escola particular, foi isso?

Manoela Sales: Isso.

SG: E o que aconteceu lá?

MS: Então, eu entrei lá, nessa escola particular, e ela tem um grande nome. Foi até um pouco difícil pros meus pais poderem tá pagando, né? E quando eu entrei eu não fui bem recebida, só que eu achei que ia passar, mas não passou. Começaram as ofensas, eu não podia fazer pergunta em sala de aula porque os professores me ridicularizavam, os alunos me ridicularizavam. Aí começaram as piadinhas com o meu nome, com tudo que eu falava, começaram a jogar lixo em mim, começaram a bater na minha carteira, começaram a cuspir em mim, gritar palavrão no co... enquanto eu andava no corredor, essas coisas assim. E aí eu... e os professores presenciavam isso, os professores viam isso e falavam “senta lá que daqui a pouco eles param”, “não relaxa, daqui a pouco eles param. E aí eu fui entrando numa tristeza e numa paranoia que eu não queria mais ir para a escola, eu só chorava, eu não conseguia fazer prova, eu não conseguia estudar, minhas notas foram caindo, caindo, caindo, caindo. E aí um dia...ééé... um dia não né?, uma semana, eu não falei com ninguém, ninguém falou comigo a semana. Eu fiquei uma semana indo pra escola quieta e sendo quieta, porque ninguém dirigia a palavra a mim. E aí eu liguei pro meu pai no recreio e falei: “pai, conversa comigo, porque faz uma semana que ninguém fala comigo e eu tô ficando muito triste”. E aí acho que foi quando meu pai falou “chega”. Sabe, porque a gente tentou minha adaptação, a gente tentou tá ali, mas não deu. Aí meu pai falou “vamo procurar outra escola”, e foi a escola pública.

SG: Vamos ainda continuar aqui nessa primeira escola. Você atribui a que ... hã...essa perseguição? O fato de você ser negra e ter poucos negros na escola, o fato de você sei lá, não se relacionar bem, não ser uma boa aluna? O que é que levou as pessoas aaaa... fazerem essa perseguição e perseguições ra- cistas?

MS: Eu acredito que é a diferença, como eu era a única Negra, Negra mesmo, assumida da sala, eu acho que a diferença pode ter é ...Dado para ele uma oportunidade de tirar sarro daquilo, entendeu ? Então, eles começaram aaaa...tra… a fazer com que a minha diferença fosse algo ruim dentro da sala de aula. E fizeram eu acreditar que a minha diferença era algo ruim. Então, por eu ser negra, por eu ter uma dife- rença socioeconômica deles ponto. Eles chegaram a falar assim para mim “se seu pai não tem Fazenda, você não sabe conversar com a gente.” Então era. era tudo assim. Então, como eu era “a” diferente do... do restante da turma, e um sofria essa perseguição.

SG: Isso mesmo.

Serginho entrevista vítima de bulliyng. Altas horas. Rede Globo. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/4829307/>.Acesso em



2. Qual o tipo da entrevista que você acabou de ler? Justifique sua resposta.

A entrevistada aborda assuntos de grande importância para a sociedade: O bullying e o preconceito racial. Portanto é uma entrevista social.

3 Como e porque Manuela Sales foi convidada para participar dessa entrevista? Explique.

Após falar com a garota em sua plateia, o apresentador, Serginho Groisman, resolveu convidá-la para uma entrevista para que ela pudesse falar mais sobre o assunto para o público.


4. A entrevista relata um acontecimento que uma pessoa viveu na escola, o “bullying“.

a) Você sabe o que significa bullying? Quais os fatos aconteceram com a entrevistada que carac- terizam o “bullying“?


Sim. Bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.

No caso da entrevistada, ela foi ridicularizada por alunos e professores da escola onde estudava. Dentre as violências sofridas estavam ofensas, piadas sobre ela, cusparadas e batidas es sua carteira. Além disso, a negligência e cumplicidade dos professores.



b) Imagine que você sofreu ou testemunhou um episódio de bullying. Qual seria sua reação? Qual estratégia você usaria para evitar este tipo de acontecimento novamente?



Pessoal.


Sugestões: procurar a direção da escola, seus pais ou responsáveis. Em seguida, pode-se pensar em campanhas para conscientizar a todos os envolvidos. Inclusive, o ideal é que se fale sobre o assunto em casa e  nas escolas antes que esses fatos ocorram. (Hoje isso já acontece nas escolas).

Inclusive quero parabenizar aos  pais e alunos da escola onde trabalho, pois as respostas  que li foram conscientes, responsáveis e acolhedoras. 




5. Qual a posição da entrevistada sobre o bullying ? Justifique.



Ela foi a vítima, por isso, conta a sua experiência com o objetivo de alertar e conscientizar sobre o tema.


6. Segundo a entrevistada, os professores foram coniventes com o que estava acontecendo. Retire expressões que comprovem isso.

"Os professores me ridicularizavam [...] presenciavam isso, os professores viam isso e falavam "senta lá que daqui a pouco eles param"



7. De acordo com a entrevista lida, coloque V para as alternativas verdadeiras ou F para as alternativas falsas.

a) (F ) A entrevistada era adolescente quando ela enfrentou essa situação.

b) ( V ) Ao incluir falas de outras pessoas em seus comentários, a entrevistada fez o uso do discurso indireto.

c) (V ) A linguagem predominante na entrevista é a informal.

d) (V ) A entrevista foi de forma dirigida.

e) (F) Ao falar “Isso mesmo”, o entrevistador demonstra que discorda da entrevistada.




8.  A entrevista da Manoela possui caráter pessoal? O que justifica isso?


Sim. O assunto abordado refere-se a um acontecimento pessoal vivido por Manoela.


9. Imagine que você é o entrevistador dessa entrevista. Crie duas perguntas para a entrevistada responder.

Pessoal.




















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Simulado do SAEB

Correção da semana 1 do PET 2 - 1º ano (2021)

Correção da semana 2 do PET 2 - 1º ano (2021)