Correção das atividades do PET 1 - 2º Ano



Semana 1 


1 - Indique qual é o tema tratado pelo relato pessoal lido?


O assunto a bordado no relato pessoal são os registros da personagem que fugiu da Coreia do Norte.



2 - A narradora-personagem do texto utiliza a 1ª pessoa para escrever o texto. Descreva a importância desse uso para o texto e escreva sobre a importância dele para um relato pessoal.


O gênero relato pessoal possui como característica ser narrado em 1º pessoa. Esse aspecto é importante, pois a narrativa aborda vivências de um personagem que também é o narrador dos acontecimentos.



3 - Indique qual das alternativas seguintes apresenta uma característica do gênero relato pessoal que está presente no texto “Minha fuga da Coreia Do Norte: relato de uma sobrevivente”:

a) Verbos no tempo presente para dar a sensação de algo que acabou de acontecer.

b) Uso da 1ª pessoa do plural para retratar o coletivo dos coreanos que querem fugir da Coreia.

c) Uso da 1ª pessoa do singular e verbos no tempo passado.


d) Falta completa de adjetivações.


4 - A leitura desse texto pode nos fazer lembrar de um problema social presente em nosso meio: a xenofobia. Você sabe o que isso? Procure e leia o significado dessa palavra. Após isso, escreva um pequeno parágrafo, dando ideias de como podemos acabar com a xenofobia em nossa sociedade.



Xenofobia (do grego ξένος, translit. xénos: "estranho"; e φόβος, translit. phóbos: "medo"[1]) é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros,[2] a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do seu país[3] com uma cultura, hábito, raça ou religião diferente.

Fonte: Wilipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Xenofobia

Resposta Pessoal

Semana 2 


1 - Indique qual é a variante linguística utilizada em cada uma das frases seguintes:

a) E aí, mano? De boa? Tá a fim de ir na festa hoje? A parada vai bombar!

Linguagem informal com o uso de gírias - Variação diastrática 


b) Está aberta a solenidade de formatura dos concluintes do curso de Letras da universidade. Com a palavra, vossa magnificência reitor João.



Linguagem formal - Variação diafásica (situacional)



c) Oh, manhê... deixa eu ir na casa da minha amiga rapidinho. Juro que volto logo.


Linguagem informal - Variação diacrônica 



2 - Leia o texto seguinte:


Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados.

Vício na fala




Oswald de Andrade


Vício na fala. Disponível em: <https://www.escritas.org/pt/t/7794/vicio-na-fala>. Acesso em: 18 jan. 2021.



O autor compara duas variantes linguísticas. Quais são elas? Transcreva pelo menos três palavras que representem cada uma das variantes utilizadas no texto.

(Diastrática ): milho, pior e telha. 

(Diastrática): mio, pió e teia.

Ambas estão relacionadas aos aspectos sociais dos falantes.   



3 - A adequação linguística é uma noção importante, pois é fundamental sabermos qual variedade usar, a depender da situação comunicativa em que estamos falando ou escrevendo. Escreva, para cada situação comunicativa seguinte, a variação linguística mais adequada para o contexto.

a) Roda de amigos da escola:


Variação linguística informal (diafásica)



b) Escrita de texto na escola:



Variação linguística formal (diafásica)




c) Conversa com um advogado:



Variação linguística formal (diafásica)



d) Festa de família:



Variação linguística informal (diafásica)



A variação linguística que envolve escolhas do uso adequado a uma situação é a diafásica ou situacional. Nos casos acima, há a escolha do falante por um registro formal ou informal para se adequar a cada situação de comunicação. 

Semana 3 






a) De qual habilidade da inteligência emocional a tirinha está tratando?



A habilidade de empatia, pois a tirinha fala do desejo de Armandinho de "enxergar" através do ponto de vista de seu amigo, ou seja, colocar-se no lugar dele. 




b) Identifique a relação do conceito de empatia lido anteriormente com a tirinha acima.



Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Essa capacidade pode ser observado na tentativa de Armandinho de ter o mesmo ponto de vista de Camilo.




2 - Leia o texto a seguir:



Relacione o texto acima com o conceito de inteligência emocional. Fale da importância dele para cada um de nós.


Inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa de processar seus próprios sentimentos para expressá-los de forma adequada e eficaz. Compreender e controlar as suas emoções  emoções é fundamental para o desenvolvimento individual do ser humano. 


Semana 4 

1 - Identifique o método que permitiu Helen Keller a falar.

 Helen Kellen conseguiu a falar imitando as vibrações da garganta de sua preceptora, as quais captavam com as pontas dos dedos



2 - O que fez com que Helen Keller desenvolvesse uma inteligência excepcional?


Apesar em ser cega e surda sua mente se esforçou em procurar em se comunicar com o exterior, dessa forma ela desenvolveu uma inteligência excepcional levando-a até a ter uma carreira acadêmica de sucesso.


3 - Identifique o motivo que levou Helen Keller a ser considerada “uma das grandes heroínas do mundo”.

Ela formou-se filosofia e lutou pela defesa dos direitos sociais, das mulheres e dos deficientes. Ela foi a primeira surda a entrar em uma instituição de ensino superior.


4 - Releia o seguinte trecho do texto:


“A senhorita Helen alterou nossa percepção do deficiente.”

Escreva um texto dizendo qual a percepção errônea que uma parte da sociedade tem das pessoas com deficiência. Diga também como podemos melhorar essa percepção e quais ações poderiam ajudar o dia a dia dos deficientes.


RESPOSTA PESSOAL














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Correção da semana 1 do PET 2 - 1º ano (2021)

Correção da semana 2 do PET 2 - 1º ano (2021)