Correções PET 2 - 2º ano EM












SEMANA 1


EIXO TEMÁTICO:

Compreensão e Produção de Textos.


TEMA/TÓPICO:

Gêneros Textuais/ Contexto de produção, circulação e recepção de textos.


HABILIDADE(S):

Considerar os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na produção textual, produtiva e autonomamente; reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto de produção, circulação e recepção; reconhecer o objetivo comunicativo (finalidade ou função sociocomunicativa) de um texto ou gênero textual.


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Leitura e interpretação de texto.


TEMA: Gênero Textual: Lei

Olá, estudante. Que bom iniciarmos mais um Plano de Estudo Tutorado. Desta vez, no 2º bimestre do nosso ano letivo. Nesta Semana 1, iremos estudar um gênero textual de suma importância para a nossa sociedade: a Lei. Para isso, você irá analisar um trecho de Lei e reconhecer algumas características do gênero.


BREVE APRESENTAÇÃO

Antes de entendermos como uma lei é estruturada, precisamos saber como ela é criada. De modo geral, as leis são criadas pelos representantes do poder legislativo, ou seja, Deputados Federais, Deputados Estaduais ou Vereadores e devem ser sancionadas pelos representantes do poder executivo (Presidente da República, Governadores ou Prefeitos). Após aprovada e sancionada, a lei se torna obrigatória naquele território.

As leis pertencem à esfera jurídica e o seu texto segue, na maioria das vezes, uma estrutura comum. Vejamos como pode ser estruturado o texto de uma lei:



Gênero Textual Lei




Identificação



Na identificação, encontramos o brasão e o nome do órgão que sancionou aquela lei. Além disso, deve haver o nome e data de publicação da lei.


Ementa

EMENTA

A ementa é a descrição da lei. É o resumo do que ela trata.


Após essa parte inicial, temos o conteúdo da lei, ou seja, aquilo que o texto está regulamentando. O conteúdo ou corpo da lei pode ser organizado da seguinte forma:




Título

TÍTULO III

Da Organização do Estado

O título é um agrupamento temático mais amplo.




Capítulo

CAPÍTULO V

DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS

O capítulo é um afunilamento da temática expressa no título.




Seção

Seção I

DO DISTRITO FEDERAL

A seção é a parte mais específica contida dentro daquela temática.


Além dessas, uma lei ainda pode apresentar mais divisões, que vão organizar a leitura e a compreensão de quem estiver lendo ou procurando alguma informação.




Artigos



Art. 1º Art. 39

Os artigos são numerados de forma sequencial em algarismos arábicos (1, 2, 3, 4 etc). Entre o primeiro e o nono artigo, a numeração costuma ser ordinal (1°, 2°, 3°, 4° etc).




Parágrafos

Parágrafo único

§1º

§2º

O artigo pode ter apenas um parágrafo (denominado “Parágrafo único”). Se existirem múltiplos parágrafos, eles serão designados pelo símbolo “§” seguido da respectiva numeração.




Incisos

I- a soberania;

II - a cidadania

Os incisos estão simbolizados por algarismos romanos.




Alíneas

a)

b)

c)

As alíneas estão simbolizadas por letras minúscu- las (“a”, “b”, “c”, “d” etc) e são subdivisões dos inci- sos.











Assinatura

Ulysses Guimarães

Presidente da Assembleia Constituinte

Após todos os artigos, parágrafos, incisos e alíneas que compõem uma lei, encontramos a assinatura do chefe do poder responsável por ela.





ATIVIDADES



Agora que você já sabe a estrutura utilizada pela maioria das leis existentes em nossa sociedade, iremos fazer algumas atividades que o ajudarão a ler e compreender melhor essa espécie de texto.



1 - Leia este trecho da Constituição Brasileira e responda o que se pede:


Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II- garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.


No Brasil, quando vemos pessoas vivendo na extrema pobreza e o aumento da desigualdade social, podemos afirmar que qual inciso dos apresentados anteriormente está sendo ferido? Justifique a sua resposta utilizando a Constituição. 

 Inciso III, pois o texto trazido por ele apresenta o objetivo de que é preciso erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.




2 - Agora, iremos ver um trecho da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei que regulamenta a educação no Brasil. Leia o TEXTO I e o TEXTO II para responder o que se pede:


TEXTO I:

Maria é uma garota de 11 anos que mora em uma área rural. Maria nunca frequentou a escola, pois a distância é grande e não há como ela chegar na escola.


TEXTO II:

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II- liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;




Levando em consideração a situação hipotética apresentada no TEXTO I e tendo como base o trecho da Lei de Diretrizes e Bases da Educação presente no TEXTO II, escreva um parágrafo dizendo qual direito de Maria foi ferido. Justifique a sua resposta utilizando a Constituição. R: A lei de Diretrizes e Bases da Educação apresenta no seu artigo 2º, inciso I a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Portanto, se Maria não frequentou a escola devido à distância de sua casa para a escola, significa que seu direito a esse acesso está sendo ferido, portanto é necessário que se haja alguma ação que vise a solucionar esse aspecto.


Chegamos ao fim da SEMANA 1. Na próxima, continuaremos falando sobre leis. Até lá!



SEMANA 2




EIXO TEMÁTICO:

Compreensão e Produção de Textos.


TEMA/TÓPICO:

Gêneros Textuais/ Contexto de produção, circulação e recepção de textos.


HABILIDADE(S):

Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto de produção, circulação e recepção; Relacionar os gêneros de texto às práticas sociais que os requerem; Reconhecer, em um texto, marcas da identificação política, religiosa, ideológica ou de interesses econômicos do produtor.


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Leitura e interpretação de texto.


TEMA: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Oi, estudante. Tudo bem com você? Estamos iniciando a SEMANA 2 do nosso PET. Na SEMANA 1, nós falamos sobre o gênero textual lei e vimos como ele pode ser estruturado. Agora iremos analisar um trecho da Constituição Brasileira e identificar seus objetivos.


BREVE APRESENTAÇÃO

Antes de analisarmos um trecho da nossa Constituição, precisamos entender melhor o que seria este documento. Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss, Constituição é o “conjunto das leis fundamentais que regem uma nação; carta magna; preceitos e regras que regem uma instituição”. Uma Constituição, portanto, é a lei máxima de um país, aquilo que traça os parâmetros do sistema jurídico e define os princípios e diretrizes que regem uma sociedade. Todas as leis existentes em uma comunidade devem estar de acordo com a Constituição e nenhuma é maior ou mais importante do que ela.



PARA SABER MAIS:

O Brasil, desde a sua independência, teve sete Constituições: as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988. A Constituição brasileira foi inspirada na norte-americana, em que se optou pelo sistema presidencialista de governo, com a adoção de doutrina tripartidária, baseada na divisão dos poderes entre Executivo, Legislativo e Judiciário.





ATIVIDADES

A Constituição Federal é um documento extenso, com 250 artigos e que trata sobre diversos assuntos importantes para a nossa vida em sociedade.

Para responder às questões seguintes, iremos analisar um trecho da nossa Constituição.



1 - Leia o TEXTO I para responder o que se pede:




Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII- é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;


Assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas:



(F ) A Constituição permite censurar a expressão de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.

( V) A Constituição garante a livre manifestação do pensamento.

(F ) Homens e mulheres, nos termos da Constituição, são iguais em direitos, mas diferentes em obrigações.

( V) A Constituição garante que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.

(V ) A Constituição garante que ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

(V ) A intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas são invioláveis de acordo com a Constituição.









2 - Leia o TEXTO I e o TEXTO II para responder o que se pede:




TEXTO II

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.




No Brasil, a Constituição de 1988 ficou também conhecida como a “Constituição Cidadã”, uma vez que demonstra uma preocupação mais explícita com os valores de justiça e liberdade. Nesse contexto, o exemplo de direitos sociais contemplados na Constituição brasileira é a garantia de:

a) liberdade de manifestar o pensamento.

b) igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigações.

c) votar para escolher representantes no Legislativo.

d) apresentar projetos de lei por meio de iniciativa popular.

x) acesso à educação, à saúde, ao trabalho e à moradia.





3 - Leia o TEXTO I para responder o que se pede:




TEXTO I

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II- a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V V - o pluralismo político.


A República Federativa do Brasil não tem como fundamento:

a) soberania.

b) pluralismo político.

c) cidadania.

x) garantia do desenvolvimento nacional.

e) dignidade da pessoa humana.



SEMANA 3




EIXO TEMÁTICO:

Compreensão e Produção de Textos/ A Literatura Brasileira e outras Manifestações Culturais.


TEMA/TÓPICO:

Gêneros; Contexto de produção, circulação e recepção de textos/ Vida social e política na literatura brasileira.


HABILIDADE(S):

Considerar os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na produção textual, produtiva e autonomamente.

Ler textos de diferentes gêneros, considerando o pacto de recepção desses textos. Relacionar os gêneros de texto às práticas sociais que os requerem.

Relacionar abordagens diferentes da vida social e política brasileira a contextos históricos e literários diferentes. Reconhecer, em textos literários apresentados, conflitos e formas de resistência de minorias sociais e políticas brasileiras.

Estabelecer relações intertextuais entre um texto literário e uma outra manifestação cultural sobre a vida social e política brasileira.


CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Leitura e interpretação de texto.


TEMA: Gênero Literário Romance

Estudante, estamos mais uma vez juntos aqui, agora para aprendermos um pouquinho sobre o gênero literário romance. Iremos ver, ainda, um trecho de um famoso romance brasileiro e vamos relacioná-lo a um inciso da Constituição Federativa do Brasil, a qual estudamos na SEMANA 2.


BREVE APRESENTAÇÃO

Romance! Quando ouvimos essa palavra, imediatamente pensamos em algo romântico, não é?!?! Mas não é desse romance que vamos falar nesta semana. O romance é um gênero pertencente à esfera literária, que tem por objetivo narrar determinados acontecimentos. Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss, o romance é uma “narrativa em prosa, mais longa que a novela, que versa sobre personagens imaginários dados como reais, descrevendo sua psicologia, suas aventuras, seu destino”. Portanto, o romance deve ser composto por enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara, além de exigir a presença de um narrador. O romance é um longo texto, maior que os contos, as fábulas, as crônicas, as novelas. Dentre as principais obras pertencentes ao gênero romance temos “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado; “Senhora”, de José de Alencar; “Memórias Póstumas e Brás Cubas”, de Machado de Assis; “O quinze”, de Raquel de Queiroz; “O cortiço”, de Aluísio Azevedo, entre muitos outros.

Existe um romance brasileiro muito importante também e é sobre ele que vamos estudar agora. O nome dele é “Grande Sertão: Veredas” escrito pelo autor mineiro João Guimarães Rosa.




GRANDE SERTÃO: VEREDAS

A famosa obra de João Guimarães Rosa conta a história de Riobaldo, protagonista do romance e o personagem-narrador. Riobaldo narra sobre sua vida, desde seus medos, amores, traições, e guerras, até a paisagem do sertão onde mora. Com a morte de sua mãe, Riobaldo passou a viver com seu padrinho, Selorico Mendes, na fazenda São Gregório. Lá, ele conhece o bando de jagunços de Joca Ramiro, o chefe dos jagunços, e se torna um deles. O romance apresenta as divagações de Riobaldo, que descreve as lutas entre os bandos de jagunços, o conflito com o bando de Zé Bebelo e a morte do chefe dos jagunços, Joca Ramiro.

É claro que muita coisa acontece neste romance que tem mais de 600 páginas, mas eu não vou dar spoiler para vocês!

FONTE: <https://www.todamateria.com.br/grande-sertao-veredas-de-guimaraes-rosa/

> Acesso em: 26 mar. 2021.








PARA SABER MAIS:

João Guimarães Rosa foi contista, novelista, romancista e diplomata. Ele nasceu em Cordisburgo (MG) em 27 de junho de 1908 e faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 19 de novembro de 1967.

Em 1952, Guimarães Rosa fez uma longa excursão para o Mato Grosso e escreveu o conto “ Entre- meio: Com o vaqueiro Mariano”. A importância dessa excursão foi colocar o autor em contato com os cenários, os personagens e as histórias que ele iria recriar em “Grande sertão: Veredas”. Este é um dos mais importantes textos da literatura brasileira. Publicado em 1956, “Grande sertão: Veredas” já foi traduzido para muitas línguas.

FONTE: <https://www.academia.org.br/academicos/joao-guimaraes-rosa/biografia>. Acesso em: 26 mar. 2021.





ATIVIDADES

1 - (ENEM 2011) “Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no vago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: — Zé- Zim, por que é que você não cria galinhas-d‘angola, como todo o mundo faz? — Quero criar nada não... — me deu resposta: — Eu gosto muito de mudar... [...] Belo um dia, ele tora. Ninguém discrepa. Eu, tantas, mesmo digo. Eu dou proteção. [...] Essa não faltou também à minha mãe, quando eu era menino, no sertãozinho de minha terra. [...] Gente melhor do lugar eram todos dessa família Guedes, Jidião Guedes; quando saíram de lá, nos trouxeram junto, minha mãe e eu. Ficamos existindo em território baixio da Sirga, da outra banda, ali onde o de-Janeiro vai no São Francisco, o senhor sabe.”

ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio (fragmento).





Na passagem citada, Riobaldo expõe uma situação decorrente de uma desigualdade social típica das áreas rurais brasileiras marcadas pela concentração de terras e pela relação de dependência entre agregados e fazendeiros. No texto, destaca-se essa relação porque o personagem-narrador

a) relata a seu interlocutor a história de Zé-Zim, demonstrando sua pouca disposição em ajudar seus agregados, uma vez que superou essa condição graças à sua força de trabalho.

b) descreve o processo de transformação de um meeiro — espécie de agregado — em proprietário de terra.

c) denuncia a falta de compromisso e a desocupação dos moradores, que pouco se envolvem no trabalho da terra.

x) mostra como a condição material da vida do sertanejo é dificultada pela sua dupla condição de homem livre e, ao mesmo tempo, dependente.

e) mantém o distanciamento narrativo condizente com sua posição social, de proprietário de terras.

FONTE: <https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/07_AZUL_GAB.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2021.





2 - Leia o TEXTO 1 e o TEXTO 2 para responder o que se pede:




TEXTO 1

Hem? Hem? O que mais penso, testo e explico: todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara da loucura. No geral. Isso é que é a salvação-da-alma... Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio... Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. Rezo cristão, católico, embrenho a certo; e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque. Mas, quando posso, vou no Mindubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca. Mas é só muito provisório. Eu queria rezar - o tempo todo. Muita gente não me aprova, acham que lei de Deus é privilégios, invariável. E eu! Bofe! Detesto! O que sou? — o que faço, que quero, muito curial. E em cara de todos faço, executado. Eu? -não tresmalho!

ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova fronteira (fragmento).









TEXTO 2

Art. 5º [...]

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Constituição da República Federativa do Brasil




Os textos 1 e 2 têm a temática em comum? Qual é essa temática? R: Ambos abordam a liberdade de consciência e de crença.

O narrador do trecho apresentado no TEXTO 1 demonstra ter uma só religião? Justifique sua resposta com trechos do TEXTO 1. 

 Não, percebe-se que ele frequenta a mais de uma religião. Como podemos ver em: “eu cá não perco ocasião de religião. Aproveito de todas [...] Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca.”.



Explique o que você compreendeu do TEXTO 2, trecho da Constituição Brasileira.


A partir da leitura é possível entender que é assegurado a todas as pessoas o direito a escolher a sua religião ou crença, sendo assim, todas devem ter suas escolhas respeitadas.



Mais uma semana finalizada. O tempo está passando rápido, não é mesmo?! Mas não precisa ficar com saudade, pois já, já estaremos na semana 4. Até lá!







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