Correção da semana 1 do PET 3 do 2º ano EM.

 1 - Analise o texto abaixo e classifique os modalizadores destacados usando o seguinte código sobre o efeito de sentido pretendido pelo autor:

A (Asseverativos); D (Dubitáveis); DEL (Delimitadores); DEO (Deontológicos); AFE (Afetivos)

Coloque a classificação nos parênteses ao lado das palavras destacadas.

O governo do Estado de São Paulo vetou a criação dos chamados “vagões rosa”, destinados exclusiva- mente às ( DEL - DELIMITADORES) mulheres nos sistemas de metrô e trens metropolitanos. O argumento é o de que, ao invés de alcançar o objetivo almejado, combater o assédio sexual, a medida ampliaria ( D- DUBITÁVEL) ainda mais a segregação, punindo a vítima, não o agressor. Segundo esse raciocínio, ações como esta não ajudam em ( A- ASSEVERATIVO) nada a luta contra o machismo, mas apenas perpetuam uma situação de violência.

2 - Analise o texto abaixo e classifique os modalizadores destacados usando o seguinte código sobre o efeito de sentido pretendido pelo autor:

A (Asseverativos); D (Dubitáveis); DEL (Delimitadores); DEO (Deontológicos); AFE (Afetivos)

Coloque a classificação nos parênteses ao lado das palavras destacadas.

O veto à existência de “vagões rosa” cerceia (A- ASSEVERATIVO) o direito das mulheres, as principais interessadas, de poder escolher (DEO-DEONTOLÓGICO ) como preferem se mover pela cidade, se em vagões exclusivos ou mistos. Portanto, nada mais ultrajante que, logo após um dia exaustivo e tenso, entrar num trem ou metrô e ficar exposta a homens de comportamento agressivo e predatório, que acreditam (D-DUBITÁVEL ), em sua maioria (59%), que “se as mulheres soubessem (D-DUBITÁVEL ) se comportar haveria menos estupros” – estima-se (D-DUBITÁVEL ) que o número de casos alcance mais de 500.000 por ano, sendo que nem 10% deste total chegam a ser comunicados oficialmente.

3 - Leia o texto seguinte:


FONTE: <https://www.facebook.com/ juntospelagua/photos/pcb.1598903413674711/1598 903403674712/>. Acesso em: 15 de maio de 2021.


A) O vocábulo do texto lido que é classificado como modalizador por inserir uma opinião do enunciador sobre o assunto veiculado é:

a) Apenas.

b) Consome.

c) Quente.

d) Elétrico.

e) Ensaboar.


B) Qual o sentido construído pelo autor ao utilizar o modalizador “apenas”? Caso ele não tivesse utilizado essa palavra, o sentido do texto seria o mesmo? O que mudaria? 


Ao utilizar o modalizador "apenas" o autor enfatiza o número de litros consumidos a partir da adoção da prática  de fechar o registro do chuveiro para se ensaboar. O modalizador não só traz a opinião dele sobre o tema, mas também chama a atenção do leitor para o número muito menor de litros de água que foram consumidos. 

Caso não fosse utilizado o modalizador "apenas", o sentido não seria o mesmo, pois o texto deixaria de enfatizar o número menor de litros de água consumidos,  o que poderia fazer com que a informação não fosse percebida da mesma forma pelo leitor. 


REFERÊNCIAS:


FONTE: AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

Modalizadores - ProEnem. Disponível em: <https://www.proenem.com.br/enem/modalizadores/>. Acesso em: 15 de maio de 2021.

Diferença entre palavras. Disponível em: <https://bityli.com/whTuT>. Acesso em: 15 de maio de 2021.

Modalização e Modalizadores. Disponível em: <http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/ar- quivos/4127.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2021.

Questões de concurso. Disponível em: <https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/ questoes/9d360876-74>. Acesso em: 15 de maio de 2021.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Simulado do SAEB

Correção da semana 1 do PET 2 - 1º ano (2021)

Correção da semana 2 do PET 2 - 1º ano (2021)