Correção da Semana 3 do PET 3 do 2º ano

 



TEMA: Resenha crítica.

Oi, estudante, tudo bem? Estamos começando a semana 3 e vem gênero textual por aí! Vamos estudar o gênero resenha crítica, reconhecendo suas características e analisando a sua estrutura e função social.

Sabe quando você assiste a um bom filme e fica comentando sobre ele com as pessoas? Atuação, figurino, maquiagem, efeitos especiais, história emocionante... esses são alguns pontos que, geralmente, falamos com alguns colegas acerca de um filme, não é?!?! O gênero textual que vamos aprender é mais ou menos assim: por meio dele, lemos a opinião de alguém sobre um filme, por exemplo.

Assim, podemos chegar a uma definição do gênero resenha crítica: gênero textual que, primeiro, traz uma síntese da obra analisada e, depois, apresenta o posicionamento, as opiniões, as críticas positivas e/ou negativas do autor do texto em relação à obra. Uma resenha crítica tem o objetivo de informar e influenciar o leitor. Obras como filmes, livros, peças de teatro, exposições, shows podem ser objeto de uma resenha. Este gênero pode apresentar os tipos textuais descritivo, expositivo, narrativo e dissertativo-argumentativo em sua composição.

É importante seguirmos alguns passos na hora de escrever uma resenha crítica. Veja quais são:



 

Além desses passos, devemos organizar o texto respeitando a estrutura de introdução, desenvolvimento  e conclusão. A linguagem também é uma questão importante: ela deve ser clara e acessível, além de, normalmente, obedecer a variedade padrão da língua portuguesa.

Vamos, agora, resolver algumas questões para fixar o conhecimento.



 

1 - (ENEM- 2011)

 

O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento. Cícero nota, primeiramente, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura. Ler as palavras de Cícero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar me- lhor a passagem do tempo.

NOGUEIRA, P. Saúde & Bem-Estar Antienvelhecimento. Época. 28 abr. 2008.

 

O autor discute problemas relacionados ao envelhecimento, apresentando argumentos que levam a in- ferir que seu objetivo é:

a)       esclarecer que a velhice é inevitável.

b)      contar fatos sobre a arte de envelhecer.

c)       defender a ideia de que a velhice é desagradável.

d)      influenciar o leitor para que lute contra o envelhecimento.

e)mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento.

2  - Releia o texto da “ATIVIDADE 1” e responda: como podemos comprovar que a leitura feita se trata do gênero resenha crítica? Quais características nos fazem ter essa comprovação?


Para comprovar se o texto lido trata-se de uma resenha crítica, basta observar se ele apresenta as características inerentes ao gênero como identificação do autor e da obra(. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento.), panorama do texto feito pelo resenhista (Cícero nota, primeiramente, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura.), análise e recomendação feita pelo autor da resenha (Ler as palavras de Cícero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar me- lhor a passagem do tempo), além da sua assinatura (NOGUEIRA, P. Saúde & Bem-Estar Antienvelhecimento. Época. 28 abr. 2008.).

 

3  - Leia o trecho a seguir.


Caixa de texto: Em “Touro Indomável”, que a cinemateca lança nesta semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a dor maior e a violência verdadeira vêm dos demônios de La Motta — que fizeram dele tanto um astro no ringue como um homem fadado à destruição. Dirigida como um senso vertiginoso do destino de seu personagem, essa obra-prima de Martin Scorsese é daqueles filmes que falam à perfeição de seu tema (o boxe) para então transcendê-lo e tratar do que importa: aquilo que faz dos seres humanos apenas isso mesmo, humanos e tremendamente imperfeitos.
Revista Veja. 18 fov, 2009 (adaptado)



Ao escolher este gênero textual, o produtor do texto objetivou

a)       construir uma apreciação irônica do filme.

b)      evidenciar argumentos contrários ao filme de Scorsese.

c)       elaborar uma narrativa com descrição de tipos literários.

d) apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente.

e) afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e, por isso, perde sua qualidade.

 

4  - Leia o texto e observe a obra a seguir.


Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema |, reproduzidos acima, verifica-se que

a) a obra confirma a visão do texto quanto à ideia de estruturas que parecem se movimentar, no campo limitado do papel, procurando envolver de maneira mais efetiva o olhar do observador.

b)     a falta de exatidão no espaçamento entre as figuras (retângulos) mostra a falta de rigor da técnica empregada, dando à obra um estilo apenas decorativo.
c)      Metaesquema | é uma obra criada pelo artista para alegrar o dia a dia, ou seja, é de caráter utilitário.

d)     a obra representa a realidade visível, ou seja, espelha o mundo de forma concreta.

e)      a visão da representação das figuras geométricas é rígida, propondo uma arte figurativa.

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