Correção da Semana 3 do PET 3 do 2º ano
TEMA: Resenha crítica.
Oi, estudante, tudo bem? Estamos começando a semana 3 e vem gênero textual por aí! Vamos estudar
o gênero resenha
crítica, reconhecendo suas
características e analisando a sua estrutura e função social.
Sabe
quando você assiste
a um bom filme e fica comentando sobre ele com as pessoas? Atuação, figurino, maquiagem, efeitos especiais, história emocionante... esses são alguns
pontos que, geralmente, falamos com alguns colegas acerca de um filme, não
é?!?! O gênero
textual que vamos
aprender é mais
ou menos assim: por meio dele, lemos a opinião de alguém sobre
um filme, por
exemplo.
Assim, já podemos chegar a uma
definição do gênero
resenha crítica: gênero
textual que, primeiro, traz uma síntese
da obra analisada e, depois, apresenta o posicionamento, as opiniões, as críticas positivas e/ou negativas do autor do texto em relação à obra. Uma resenha crítica
tem o objetivo de informar
e influenciar o leitor. Obras
como filmes, livros,
peças de teatro,
exposições, shows podem
ser objeto de uma resenha.
Este gênero pode apresentar os tipos textuais
descritivo, expositivo, narrativo
e dissertativo-argumentativo em sua composição.
É importante seguirmos alguns passos na hora de escrever uma resenha crítica. Veja quais são:
Além
desses passos, devemos
organizar o texto
respeitando a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. A linguagem também
é uma questão importante: ela deve ser
clara e acessível, além de, normalmente, obedecer a variedade padrão
da língua portuguesa.
Vamos, agora, resolver algumas questões para fixar o conhecimento.
1 - (ENEM- 2011)
O tema da
velhice foi objeto
de estudo de
brilhantes filósofos ao
longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi
escrito pelo pensador e orador romano
Cícero: A Arte
do Envelhecimento. Cícero
nota, primeiramente, que
todas as idades
têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta
para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que
significa viver muitos anos.
Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado
de melancolia e amargura. Ler as palavras de Cícero sobre
envelhecimento pode ajudar
a aceitar me- lhor a passagem do
tempo. NOGUEIRA, P. Saúde & Bem-Estar Antienvelhecimento. Época.
28 abr. 2008. |
O autor discute problemas relacionados ao envelhecimento, apresentando argumentos que levam
a in- ferir que seu objetivo é:
a) esclarecer que a velhice
é inevitável.
b)
contar fatos sobre a arte de envelhecer.
c)
defender a ideia de que a velhice é desagradável.
d) influenciar o leitor para que lute contra o envelhecimento.
e)mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento.
2
- Releia o texto da “ATIVIDADE 1” e responda: como podemos comprovar que a leitura
feita se trata do gênero resenha
crítica? Quais características nos fazem ter essa comprovação?
3 - Leia o trecho a seguir.
Ao escolher este gênero textual, o produtor do texto objetivou
a) construir uma apreciação irônica
do filme.
b)
evidenciar argumentos contrários ao filme de Scorsese.
c) elaborar uma narrativa com descrição de tipos literários.
d) apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente.
e) afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e, por isso, perde sua qualidade.
4 -
Leia o texto
e observe a obra a seguir.
d) a obra representa a realidade visível, ou seja, espelha o mundo
de forma concreta.
e) a visão
da representação das figuras geométricas é rígida, propondo uma arte figurativa.
Comentários
Enviar um comentário