Correção da semana 3 do PET 4 do 1º ano

 ATIVIDADES

TEMA: Texto icônico-verbal – Parte III

Prezado (a) estudante!
Mesmo que cotidianamente estejamos cercados pelas imagens, muitas vezes, desconhecemos como
seus componentes (enquadramento, corte, distância, ângulo, seleção ou não de cor, textura) se organizam.
Nesta semana, vamos estudar sobre esses aspectos a partir de um anúncio de campanha publicitária.
Bom estudo!
APRESENTAÇÃO

A gramática do design visual

As estruturas visuais, do mesmo modo que as linguísticas, exteriorizam as interpretações particulares,
estabelecendo modos de interação social. (...)
Logo, numa imagem, cores, textura e proximidade entre leitor e participantes são aspectos relevantes,
já que revelam um tipo de realidade e uma determinada visão de mundo. Além do mais, é preciso examinar
os participantes da imagem, seus gestos, vestimentas, expressões faciais (KRESS e VAN LEEUWEN,
2006; SANTOS, 2009).
Os significados representacionais de uma imagem se dividem em narrativo e conceitual. Segundo SANTOS
(2009, p. 35-37), no narrativo, o ator é o participante mais relevante na imagem, “seja pelo seu tamanho,
posicionamento, contraste com o segundo plano, cor e foco”. No conceitual, os participantes
podem fazer papel de subordinado ou de subordinador; ser parte de uma estrutura entre parte e todo
ou ter um atributo simbólico. (...)
Pelos significados interacionais, conforme Kress e van Leeuwen (2006), a natureza do relacionamento
entre observadores e observador é estabelecida pelo: a) contato, ou seja, pela maior ou menor interação
estabelecida com o leitor pelo olhar, que pode ser oferecimento ou demanda; b) afinidade social,
isto é, pelos tipos de enquadramento (plano fechado, plano médio ou plano aberto) é constituída uma
relação de maior ou menor distância social; c) atitude, ou seja, pelo tipo de ângulo são situadas as relações
de poder (ângulo alto, no nível dos olhos ou baixo), realismo (cor, totalidade, pormenores, profundidade
e luz) e orientação do código (naturalístico, sensorial, tecnológico e abstrato).
Consequentemente, os significados composicionais de uma imagem estão relacionados ao layout, que
apresenta valores informacionais conforme a posição de seus elementos. Desse modo, se localizados
à esquerda da folha são concebidos como de conhecimento do leitor, se localizados à direita, são apresentados
como novos. Além do layout, ainda é preciso considerar as conexões estabelecidas entre os
elementos e os efeitos de cor, tamanho, contraste, cores e localização.
SOUZA, Maria Alice. Os usos sociais do meme da internet na fanpage de uma escola pública da rede estadual do município de Belo
Horizonte [manuscrito] / Maria Alice de Souza. – 2019, p. 68-69.
PARA SABER MAIS:
SANTOS, Záira Bomfante dos. Aspectos semióticos e lexicogramaticais de peças publicitárias: a construção
de uma leitura multimodal. 2009, 144f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal
de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.
com.br/cp112790.pdf> Acesso em: 21 dez. 2018.

ATIVIDADES

Antes de realizar suas atividades, relembre o que é uma campanha publicitária.

Uma campanha publicitária é um conjunto de ações de promoção realizado por profissionais com
técnicas específicas para destacar uma marca e gerar grandes frutos para serem colhidos a curto,
médio e longo prazo.
Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?
O anúncio serve para divulgar produtos e serviços comuns do dia a dia, uma promoção, por exemplo.
E pode ser trabalhado separadamente, ou seja, sem estar dentro de um conceito ou planejamento
extenso de ações. Já a campanha publicitária envolve processos mais elaborados e um período para
acontecer. Ela pode envolver vários anúncios e estratégias com direcionamentos e objetivos pré-
-estabelecidos a serem analisados durante e após o período de vigência.
Você sabe o que é uma campanha publicitária? Difere Comunicação. Disponível em: https://www.diferecomunicacao.com/post/
voc%C3%AA-sabe-o-que-e-uma-campanha-publicitaria. Acesso em: 15 ago. 2021
Link do blog sobre o tema: (Apenas para complemento)
Caso não consiga ler aqui, vá ao PDF postado no grupo da turma.
1 - O texto 1 faz parte de uma campanha publicitária em defesa do meio ambiente. Nesse sentido, a linguagem verbal combina-se às imagens, reforçando um apelo à população. O texto do anúncio refere-se, em especial, a que situação? 


O anúncio refere-se a uma campanha sobre a conscientização quanto ao descarte correto e a reciclagem do óleo de cozinha.

2 - A imagem da publicidade apresenta uma estrutura narrativa? Explique. 


Sim, ela representa o exato momento no qual o óleo é lançado na natureza.

3 - Passando para os significados interativos, como os participantes representados são retratados?



Os participantes são representados da seguinte forma: o agente poluidor e retratado por um objeto semelhante a uma frigideira que despeja óleo na água que, juntamente, com os peixes representam a natureza.

4 - Levando em consideração o texto 1, marque (V) para as afirmações verdadeiras ou (F) para as falsas: 
Verdadeiro
Falso
Pontuação
( ) O anúncio com o slogan “Quem joga óleo na pia, trata assim a natureza” quer chamar a atenção das pessoas sobre o cenário de poluição que toma conta do planeta.
/
0
( ) O anúncio passa a ideia de que ações humanas negativas interferem diretamente no meio ambiente e que, muitas vezes, em razão delas, algumas espécies podem não resistir.
/
0
( ) O texto do anúncio leva o leitor a refletir que consciência ambiental é algo que todas as pessoas deveriam ter, mostrando que pequenos gestos podem evitar os mais diversos problemas causados ao meio ambiente.
/
0
( ) O texto do anúncio apresenta algumas boas ideias para o uso consciente e criativo da água.
/
0
( ) O anúncio alerta que precisamos ser mais cautelosos com o uso da água potável, não apenas economizando, mas também não poluindo.
/
0
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