Fórmula para a Redação do Ensino Fundamental

  



Professor: Rodrigo Mendonça Prado 


Modelo de texto dissertativo-argumentativo (redação) para o ENSINO FUNDAMENTAL sobre o tema “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil” - adaptado do ENEM. (A proposta de redação  e os textos motivadores serão entregues separados)


1º parágrafo (Introdução):  


Formas de iniciar um parágrafo:


  • Abordar o histórico do problema apontado pelo tema;

  • Trazer uma definição sobre o tema;

  • Apontar o panorama (a situação atual referente ao tema, ou seja, contextualizar);

  • Ir direto ao ponto (faça uma afirmação sobre o tema abordado).


No caso do tema proposto, você poderá iniciar seu parágrafo introdutório a partir do histórico de desigualdades sociais apresentados pelo país, poderá trazer a definição de  desigualdades sociais, a partir de uma contextualização ou ir direto ao ponto. 


Vejamos alguns exemplos. 


Lembrando que existem outras formas de iniciar um texto, o presente material pretende apresentar algumas opções mais comuns. 


Modelo I - histórico do problema apresentado pelo tema. 



As desigualdades sociais existentes entre as regiões do Brasil são aspectos que historicamente têm sido o foco de grandes discussões. Por isso, o desafio atual é encontrar uma forma de reduzi-las.  


Modelo II - Definição


As desigualdades sociais são as diferenças existentes entre as classes sociais, considerando-se fatores culturais,  econômicos e educacionais. Partindo dessa definição é possível perceber que o Brasil apresenta grandes diferenças e o desafio para o futuro é reduzi-las. 


Modelo III - Contextualização 


Observando o cenário atual de desigualdades sociais entre as regiões do Brasil, pode-se dizer que esse é um dos grandes desafios para o futuro, sobretudo, considerando-se a busca por uma forma de reduzir essas desigualdades. 


Acima temos três formas possíveis de se iniciar o mesmo tema que podem ser usadas para vários outros. Perceba que em negrito está o conteúdo exigido pelo tema. 


Agora, imagine que o tema da redação é um problema o qual você precisa resolver.  Imagine duas possíveis formas de resolvê-lo, elas irão direcionar seus argumentos. 


Argumento é a forma como você justifica seu modo de pensar. 


Vamos pensar! 


O que gera a desigualdade?


  • Falta de acesso a direitos (educação, cultura, alimentação, etc)

  • O não cumprimento de alguma lei.

  • A desinformação


O que pode gerar a igualdade? 


  • A garantia do acesso de todas as pessoas a educação, cultura, alimentação, etc

  • O cumprimento de alguma lei.

  • O acesso à informação. 


Agora que temos uma lista de “coisas” que geram a desigualdade e suas respectivas soluções, vamos continuar nosso texto. 


Acima temos três formas de iniciar no nosso texto (histórico, afirmação e contextualização) e três possíveis argumentos. Vamos escolher uma forma de iniciar e dois argumentos para o nosso texto.


Você poderá seguir esse passo a passo para qualquer tema.


iremos escolher um dos modelos de introdução.


Que tal o modelo II?


Vamos tentar?


Modelo II - Definição


As desigualdades sociais são as diferenças existentes entre as classes sociais, considerando-se fatores culturais, econômicos e educacionais. Partindo dessa definição é possível perceber que o Brasil apresenta grandes diferenças, e o desafio para o futuro é reduzi-las. 


(lembrando que vocês podem escolher outra das opções ou, até mesmo, um diferente das apresentadas)



Agora, iremos escolher duas das opções de argumentos dos que enumeramos acima. 


Veja! 


O que gera a desigualdade?


  • Falta de acesso a alguns direitos básicos (educação, cultura, alimentação, etc)

  • O não cumprimento de alguma lei.

  • A desinformação


Agora basta juntar tudo para acabar nosso primeiro parágrafo. 


Veja! 


As desigualdades sociais são as diferenças existentes entre as classes sociais, considerando-se fatores culturais, econômicos e educacionais. Partindo dessa definição é possível perceber que o Brasil apresenta grandes diferenças, e o desafio para o futuro é reduzi-las. Para isso é preciso diminuir a desinformaçãoa falta de acesso de parte da população a alguns direitos básicos


Pronto! Já temos o nosso primeiro parágrafo!


Resumo do passo a passo: 

1º veja o tema/ 2º pense em formas de abordá-lo (histórico, definição, contexto…)/ 3° veja o tema como um problema e pense em formas de resolvê-lo (argumentos). 


2º Parágrafo


Neste parágrafo você irá desenvolver o seu argumento 1 (a desinformação)


  • Falta de acesso à internet?
  • A falta de consciência?

  • A falta de divulgação dos direitos das pessoas?   



Vamos pensar…


O que gera a desinformação? 


Escreva quantas opções surgirem na sua cabeça, mas escolha apenas uma ou duas para abordar. 


Vamos trabalhar com “a falta de consciência”. 


(lembrando que vocês podem escolher outra das opções ou, até mesmo, um diferente das apresentadas)


Expressões para iniciar este parágrafo:


  • Em primeiro  lugar…

  • Um dos dificultadores…

  • Um dos problemas…

  • A princípio… 


Vamos escolher “em primeiro lugar”. 


Em primeiro lugar é necessário conscientizar as pessoas quanto aos seus direitos, pois a falta de consciência é um dos causadores da desigualdade social, uma vez que se um cidadão não conhece seus direitos como ela irá buscá-los.

Pronto! Já temos o nosso 2° parágrafo!



3º Parágrafo


Neste parágrafo você irá desenvolver o seu argumento 2 (a falta de acesso de parte da população a alguns direitos básicos.)


Expressões para iniciar este parágrafo:


  • Em segundo  lugar…

  • Outro dificultador…

  • Outro problema …

  • Em seguida … 


Como escolhemos para o início do 2º parágrafo a expressão “ em primeiro lugar”, a lógica pede que o 3º parágrafo comece com “em segundo  lugar”. Isso garante a coesão do seu texto.



Coesão é a disposição de elementos gramaticais ou lexicais que contribuem para a ligação entre as partes de um texto. Em outras palavras, é o que deixa seu texto bem “amarrado”.


Em segundo lugar há a falta de acesso de parte da população a alguns direitos básicos. Se de um lado temos a falta de informação sobre os direitos do cidadão, de outro lado há aqueles dos quais os direitos são negados, seja por falta de estrutura ou por descaso dos responsáveis por garanti-los, aspecto que, inclusive, é agravado em determinadas regiões do país, sobretudo nas mais afastadas dos grandes polos comerciais. 


Pronto! Já temos o nosso 3° parágrafo!


Agora, só falta a conclusão! 



Vamos lá?




Conclusão:


A conclusão não é um bicho de sete cabeças. Nela você deve retomar parte do que já disse e finalizar essas ideias  com uma sugestão de como resolver os problemas apontados por você no texto. 


Lembre-se: Não insira um fato novo na conclusão! 


Veja algumas formas de iniciar a sua conclusão:

  • Portanto…

  •  Assim…

  •  Por isso…

  • A partir do exposto acima…


Para a nossa conclusão, vamos escolher “Portanto”. 


(lembrando que vocês podem escolher outra das opções ou, até mesmo, um diferente das apresentadas)


Portanto, a desinformação e  a falta de acesso de parte da população a alguns direitos básicos são possíveis causadores das desigualdades sociais existentes entre as regiões do Brasil, pois o acesso a esses direitos poderiam contribuir para a igualdade entre as regiões do país. Nesse sentido,  Programas governamentais para garantir direitos do cidadão e a conscientização dessas pessoas para  que elas possam buscá-los, são as possíveis soluções para que o país vença esse desafio. 


Minha redação precisa ter um título? 

Para a redação do ENEM o título não é obrigatório. No entanto, ao realizar outro exame ou prova, é importante ler bem as orientações e, se necessário, colocá-lo.

É importante destacar que o título deve conter um resumo das ideias as quais você abordou em sua redação, logo deixá-lo para o final é uma boa opção, contudo existem pessoas que gostam de iniciar seu texto por ele para que sirva de direcionamento para a produção. Portanto, cada um deve usar a estratégia que achar mais adequada. 

Dicas importantes para o título: 

Evite títulos muito longos, busque instigar a curiosidade do leitor, mas sem extrapolar, expressões de sentido figurado podem confundir quem irá ler seu título, logo é bom evitá-las. 



Veja como ficou o nosso texto: 


As desigualdades sociais são as diferenças existentes entre as classes sociais, considerando-se fatores culturais,  econômicos e educacionais. Partindo dessa definição é possível perceber que o Brasil apresenta grandes diferenças, e o desafio para o futuro é reduzi-las. Para isso é preciso diminuir a desinformaçãoa falta de acesso de parte da população a alguns direitos básicos.

Em primeiro lugar é necessário conscientizar as pessoas quanto aos seus direitos, pois a falta de consciência é um dos causadores da desigualdade social, uma vez que se um cidadão não conhece seus direitos como ela irá buscá-los. 

Em segundo lugar há a falta de acesso de parte da população a alguns direitos básicos. Se de um lado temos a falta de informação sobre os direitos do cidadão, de outro lado há aqueles dos quais os direitos são negados, seja por falta de estrutura ou por descaso dos responsáveis por garanti-los, aspecto que, inclusive, é agravado em determinadas regiões do país, sobretudo nas mais afastadas dos grandes polos comerciais. 

Portanto, a desinformação e  a falta de acesso de parte da população a alguns direitos básicos são possíveis causadores das desigualdades sociais existentes entre as regiões do Brasil, pois o acesso a esses direitos poderiam contribuir para a igualdade entre as regiões do país. Nesse sentido, programas governamentais para garantir direitos do cidadão e a conscientização dessas pessoas para que elas possam buscá-los, são as possíveis soluções para que o país vença esse desafio. 


Considerações finais:


O presente manual é destinado a alunos do ensino fundamental, sobretudo pensando nas primeiras redações desses estudantes. Posteriormente será preparado o material para o ensino médio o qual aprofundará o estudo das cinco competências exigidas pelo ENEM. 


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