(CONTEÚDO PARA PROFESSORES) PROJETO DA FESTA JUNINA/ FESTA DO HOMEM DO CAMPO INTERDISCIPLINAR

 





1.    Introdução:

A festa junina é uma celebração tradicional no Brasil que promove a cultura popular, a interação social e o resgate de tradições. Neste projeto, propomos a realização de uma festa junina na ESCOLA, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e integração para os estudantes.

 

2.    Objetivos:

 

·         Promover o conhecimento e valorização da cultura brasileira, em especial das tradições juninas.

·         Estimular o trabalho em equipe, a criatividade e o espírito colaborativo dos estudantes.

·         Proporcionar momentos de descontração e integração entre os alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.

·         Integrar as áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas por meio de atividades práticas relacionadas ao tema proposto.

 

Preparação e organização da festa junina

 

·         Definição do local, data e horário da festa.

·         Planejamento das atividades, como barracas de comidas típicas, apresentações artísticas, brincadeiras e decoração.

·         Divisão de tarefas e responsabilidades entre os membros da comissão.

·         Atividades práticas por área de conhecimento:

 

2.1 Linguagens e suas Tecnologias: (sugestões)

- Elaboração de cartazes criativos para a festa utilizando recursos tecnológicos.

- Produção de textos explicativos sobre as tradições juninas e a importância cultural da festa.

- Realização da dinâmica  "Quadrilha das Palavras".

.

 

 

2.2 Matemática: (sugestões)

- Cálculo do custo dos ingredientes e materiais para a produção das comidas típicas.

 - Organização de uma barraca de jogos matemáticos, como pescaria dos números e jogo de argolas com números.

- Trabalho com as figuras geométricas existentes nas bandeirinhas e enfeites utilizados para a ornamentação da festa.

2.3 Ciências da Natureza: (sugestões)

- Estudo dos alimentos típicos da festa junina e suas características nutricionais.

 

2.4 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: (sugestões)

- Pesquisa sobre a origem e evolução das festas juninas no Brasil e em diferentes regiões.

- Debate sobre a importância das tradições culturais na construção da identidade brasileira.

- Exposição de trabalhos artísticos inspirados nas festas juninas.

 

 

3.    Avaliação:

 

A atividade fará parte da avaliação integral do estudante, sobretudo será considerado a sua participação nas atividades, nível de engajamento e a capacidade de desenvolver atividades em grupo.

 

4.    Culminância:

Realização da festa junina na escola, com a participação de estudantes, professores e demais funcionários. Durante o evento, as atividades práticas desenvolvidas nas diferentes áreas de conhecimento serão apresentadas e colocadas em prática. Haverá apresentações artísticas, danças, brincadeiras e exposições.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Correção da semana 1 do PET 2 - 1º ano (2021)

Correção da semana 2 do PET 2 - 1º ano (2021)