Projeto de Leitura para o ensino fundamental


 

Sumário

Introdução: 3

Objetivos: 3

Justificativas: 3

Desenvolvimento: 3

Proposta de atividade para a turma 901: 4

Proposta de atividade para a turma 902: 5

Proposta de atividade para a turma 903: 6

Proposta de atividade para a turma 804: 7

Avaliação: 9

Culminância: 9

 


 

 

Introdução:

O projeto "Viajando pela Literatura" tem como objetivo estimular o hábito de leitura e promover o interesse pelos livros entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Cada turma irá explorar uma obra literária diferente, permitindo que os estudantes mergulhem em histórias cativantes e desenvolvam habilidades de compreensão, interpretação e expressão escrita.

Objetivos:

          Estimular o prazer pela leitura e o contato com diferentes gêneros literários.

          Desenvolver habilidades de compreensão e interpretação de textos.

          Promover a escrita criativa e a expressão oral dos alunos.

          Fomentar a troca de experiências e a socialização por meio de discussões em grupo.

          Ampliar o repertório cultural dos estudantes.

Justificativas:

 

O projeto justifica-se não só como parte constituinte do projeto pedagógico da escola, mas também pelo cumprimento das atividades propostas pela BNCC para os alunos do 8º e do 9º ano em consonância com as habilidades: EF69LP06 e EF69LP49 do referido documento. Para cumprir esse objetivo o projeto contará com a participação dos professores de língua portuguesa, os professores das áreas de história e geografia; além da Professora de Ensino do Uso da Biblioteca (PEUB) que irá auxiliar os alunos na retirada dos livros e em um dos momentos de leitura que acontecerá no espaço da biblioteca, dos alunos e comunidade (participação na apreciação das obras concluídas).

 

Desenvolvimento:

 

Turma 1 - Livro: "O menino no Espelho" (Fernando Sabino) Atividade Proposta: OS alunos irão reescrever a história em formato de História em Quadrinhos (HQ).

·         Dividirei a turma em grupos e atribuirei a cada grupo um capítulo ou evento-chave da história para ser transformado em uma cena da HQ.

·         Os grupos devem criar um roteiro para a cena atribuída, considerando os diálogos entre os personagens, as ações e os detalhes importantes.

Proposta de atividade para a turma1:


Atividade: Reescrita em forma de HQ - "O menino no Espelho"

 

Objetivo da atividade: Meu objetivo é recriar a história do livro "O menino no Espelho" em formato de História em Quadrinhos (HQ), explorando a criatividade, a compreensão e a interpretação da história.

 

Passo a passo da atividade:

 

·         Introdução:

 

·         Vou começar apresentando o livro "O menino no Espelho" aos meus colegas, destacando os principais eventos e personagens da história.

·         Vamos discutir sobre os temas abordados e as mensagens transmitidas pelo livro.

·         Roteirização da HQ:

 

·         Seremos divididos em grupos e cada grupo receberá um capítulo específico para transformar em uma cena da HQ.

·         Vamos criar um roteiro para a cena atribuída, pensando nos diálogos entre os personagens, nas ações e nos detalhes importantes.

·         Criação dos quadros e ilustrações:

 

·         Após finalizarmos o roteiro, vamos criar os quadros da HQ, representando a cena de forma clara e interessante.

·         Vou usar elementos visuais, como balões de diálogo, onomatopeias e expressões faciais, para enriquecer a narrativa visual.

·         Revisão e edição:

 

·         Antes de prosseguir, vou revisar o texto dos diálogos e as ilustrações, garantindo que as informações sejam transmitidas com clareza.

·         Se necessário, farei ajustes e melhorias na narrativa visual para torná-la ainda mais impactante.

·         Apresentação e compartilhamento:

 

·         Chegou o momento de cada grupo apresentar sua HQ para a turma, compartilhando a cena recriada.

·         Durante as apresentações, poderemos explicar as escolhas feitas, os processos de criação e destacar os pontos mais importantes da história.

Turma 2- Livro: "Sherlock Holmes - O cão dos Baskerville" (Arthur Conan Doyle) Atividade Proposta: Investigação e criação de um mistério.

·         Os alunos serão desafiados a criar um mistério inspirado nas histórias de Sherlock Holmes. Eles deverão desenvolver personagens, enredo, pistas e suspeitos. Além disso, serão encorajados a escrever um conto ou uma peça teatral baseados no mistério criado.

·         Ao final do projeto, a turma realizará uma "uma página de mistérios", em que os alunos poderão compartilhar suas criações e resolver os enigmas uns dos outros.

 

Proposta de atividade para a turma 2:

 

Passo a passo da atividade da Turma 2 - "Sherlock Holmes - O cão dos Baskerville" (Arthur Conan Doyle) - Criação de um mistério:

 

Introdução:

 

·         Vou começar a atividade introduzindo a obra "Sherlock Holmes - O cão dos Baskerville" e apresentando o personagem Sherlock Holmes para a turma.

·         Vamos discutir sobre o gênero de mistério e suas características principais.

·         Leitura e compreensão:

 

·         Vou distribuir cópias do livro ou a versão adaptada para nós da Turma 902.

·         Vamos dividir a leitura em partes e reservar tempo para discussões em sala de aula sobre os eventos e pistas encontradas ao longo da história.

·         Apresentação e análise de mistérios:

 

·         Vamos realizar uma atividade em que vamos analisar outros mistérios presentes em livros, filmes ou jogos.

·         Vou pedir para que nós identifiquemos os elementos essenciais de um mistério, como personagens-chave, pistas, reviravoltas e soluções.

·         Criação de um mistério:

 

·         Vamos ser divididos em grupos e cada grupo terá a tarefa de criar um mistério original, baseado no que aprendemos e inspirado na história de Sherlock Holmes.

·         Nós vamos desenvolver personagens, enredo, pistas e suspeitos para o mistério.

·         Vou incentivar a pensar em diferentes possibilidades e soluções para aumentar o suspense e a curiosidade dos leitores.

·         Roteiro do mistério:

 

·         Vamos escrever um roteiro do mistério, incluindo diálogos, descrições e a sequência de eventos.

·         Vamos planejar a estrutura do mistério, como a apresentação dos personagens, o desenrolar da trama e a revelação da solução.

·         Criação de um conto do mistério:

 

·         Após finalizarmos os roteiros, vamos transformá-los em um conto de mistério.

·         Vamos criar as etapas do conto, pensando nas cenas-chave do mistério, incluindo balões de diálogo e elementos visuais.

·         Revisão e edição:

 

·         Vamos reservar um tempo para revisarmos nossos roteiros e HQs, garantindo a clareza das informações e a qualidade da narrativa visual.

·         Apresentação e compartilhamento:

 

·         Cada grupo deverá apresentar sua HQ para a turma, compartilhando o mistério criado, os personagens e as pistas.

·         Durante as apresentações, vamos envolver a turma na resolução do mistério, permitindo que nossos colegas sugiram soluções e teorias.

 

Turma 3 - Livro: "O Diário de Anne Frank" (Adaptação de Mirella Spinelli) Atividade Proposta: Cartas de reflexão

·         Os alunos serão convidados a escrever cartas de reflexão, colocando-se no lugar de Anne Frank ou de outros personagens da história. Eles devem explorar as emoções, os desafios e as reflexões que surgem ao enfrentar situações adversas.

·         As cartas poderão ser compartilhadas anonimamente em sala de aula, permitindo que os alunos expressem seus sentimentos e percebam a importância da empatia e do respeito ao próximo.

 

 

Proposta de atividade para a turma 3:

 

·         Passo a passo da atividade para a Turma 903 - "O Diário de Anne Frank" (Adaptação de Mirella Spinelli) - Escrita de Cartas:

 

·         Introdução:

 

·         Vou começar introduzindo o livro "O Diário de Anne Frank" aos meus colegas, explicando sua importância histórica e literária.

·         Vamos discutir sobre o contexto da Segunda Guerra Mundial e o impacto do Holocausto.

·         Compreensão e reflexão:

 

·         Vou ler trechos selecionados do diário de Anne Frank em sala de aula.

·         Após a leitura, vamos refletir sobre as experiências de Anne Frank, suas emoções e os desafios enfrentados durante o período de esconderijo.

·         Cartas pessoais:

 

·         Vou propor uma atividade em que cada aluno terá a oportunidade de escrever uma carta pessoal, assim como Anne Frank escrevia em seu diário.

·         Vou incentivar a expressão de pensamentos, emoções, experiências pessoais e reflexões sobre assuntos importantes.

·         Troca de cartas:

 

·         Cada aluno terá um(a) colega designado(a) para trocar cartas durante um determinado período de tempo.

·         Vamos estabelecer um sistema de correspondência por carta, incentivando a comunicação escrita entre os colegas.

·         Temas e discussões:

 

·         A cada carta trocada, vou propor um tema ou uma pergunta para ser abordada na escrita.

·         Os alunos deverão refletir sobre o tema proposto e compartilhar seus pensamentos e sentimentos através das cartas.

·         Revisão e feedback:

 

·         Vou incentivar os alunos a revisarem suas cartas, garantindo clareza nas ideias e correção gramatical.

·         Os colegas de correspondência poderão oferecer feedback construtivo, sugerindo melhorias e elogiando aspectos positivos.

·         Culminância: Leitura e reflexão conjunta:

 

·         No final do período de troca de cartas, vamos reservar um momento para lermos as cartas uns dos outros.

·         Vamos refletir sobre as experiências compartilhadas, as emoções expressas e as conexões estabelecidas através das cartas.

Turma 4 - Livro: "A volta ao Mundo em 80 dias" (Jules Verne - adaptação de Beto Junqueyra) Atividade Proposta: Roteiro de viagem

          Os alunos serão desafiados a planejar uma viagem ao redor do mundo, como o personagem principal da história. Eles devem pesquisar sobre diferentes países.

 

Proposta de atividade para a turma 4:

 

·         Passo a passo da atividade para a Turma 804 - "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (Jules Verne - adaptação de Beto Junqueyra) - Retrato de Viagem:

 

·         Introdução:

 

·         Vou começar introduzindo o livro "A Volta ao Mundo em 80 Dias" aos meus colegas, destacando sua trama empolgante e os personagens cativantes.

·         Vamos discutir sobre a aventura e os desafios enfrentados pelo protagonista, Phileas Fogg.

·         Estudo do gênero retrato de viagem:

 

·         Vamos pesquisar sobre o gênero literário retrato de viagem, explorando suas características e exemplos famosos.

·         Vamos discutir a importância desse gênero na descrição de lugares, culturas e experiências de viagem.

·         Escolha de destinos fictícios:

 

·         Cada aluno irá escolher um destino fictício, inspirado nos locais visitados por Phileas Fogg, para criar seu próprio retrato de viagem.

·         Vou incentivar a pesquisa e a criatividade na construção dos destinos, considerando geografia, cultura, história e elementos fictícios.

·         Escrita dos retratos de viagem:

 

·         Vamos dedicar um tempo para escrever os retratos de viagem, descrevendo detalhadamente os destinos fictícios escolhidos.

·         Vou incentivar o uso de vocabulário descritivo, figuras de linguagem e a criação de uma atmosfera envolvente.

·         Ilustrações e imagens:

 

·         Além da escrita, cada aluno poderá criar ilustrações ou buscar imagens que complementem os retratos de viagem.

·         As imagens podem ajudar a visualizar os destinos e a transmitir a atmosfera dos locais descritos.

·         Compartilhamento dos retratos de viagem:

 

·         Vamos criar um momento de compartilhamento, onde cada aluno terá a oportunidade de ler seu retrato de viagem para a turma.

·         Durante as apresentações, vamos prestar atenção aos detalhes descritos e nos transportar para os destinos fictícios criados.

·         Observação: É importante valorizar a criatividade e a originalidade dos alunos na construção dos retratos de viagem, assim como respeitar o trabalho intelectual de outros escritores e artistas.

 

 

 

Avaliação:

 

Durante o período destinado à execução do trabalho, serão avaliadas: a oralidade, a partir de rodas de conversa que faremos sobre os livros e na apresentação das obras durante o cháliterário; a compreensão textual a partir de uma atividade de verificação de leitura; além disso, a escrita, a compreensão e a produção de um texto  também serão avaliadas nas atividades realizadas para a apresentação das obras. Durante o período das aulas expositivas e produção dos cartazes e ambientação das salas também serão observadas o engajamento dos alunos e sua capacidade de desenvolver trabalhos coletivos.

 

 

Culminância:

 

·         (1) - Realizarei uma exposição com as HQs produzidas pelos alunos, criando um espaço para que eles possam apreciar o trabalho uns dos outros.

Os alunos também podem compartilhar suas HQs com outras turmas do ensino fundamental, promovendo a troca de experiências e incentivando a leitura da obra "O menino no Espelho" em formato de HQ.

·         (2) - Vamos realizar um "dia de mistérios", na qual cada grupo apresentará seu mistério e o  conto criado para os colegas.

·         (3) - Podemos organizar um encontro especial, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e as cartas trocadas.

Durante o encontro, vamos discutir a importância da comunicação escrita, o poder das palavras e a valorização da empatia e compreensão.

Observação: É importante incentivar a privacidade e o respeito nas trocas de cartas, além de enfatizar a importância de manter a confidencialidade das informações compartilhadas.

·         (4) - Podemos montar um livro coletivo com os retratos de viagem criados pelos alunos, incluindo as ilustrações e imagens.

Durante um evento literário ou uma exposição, podemos compartilhar o livro com outras turmas, pais e professores, incentivando a leitura e a apreciação dos retratos de viagem.

 

 

 

Sites para a produção da HQ´S:

1.         Pixton (https://www.pixton.com/) O Pixton é uma ferramenta online que permite a criação de quadrinhos personalizados. Possui uma interface amigável e uma vasta biblioteca de personagens, cenários e balões de diálogo. Os alunos podem arrastar e soltar elementos para construir suas histórias em quadrinhos.

2.         ToonDoo (https://www.toondoo.com/) O ToonDoo é um site que oferece uma plataforma para criação de quadrinhos digitais. Os alunos podem escolher entre uma variedade de personagens, cenários e balões de diálogo para criar suas histórias em quadrinhos. Além disso, ele oferece recursos para desenhar personagens e objetos personalizados.

3.         MakeBeliefsComix (https://www.makebeliefscomix.com/) MakeBeliefsComix é um site que permite aos alunos criar seus próprios quadrinhos de maneira fácil e rápida. Ele oferece uma ampla variedade de modelos de quadrinhos e personagens, além de opções para adicionar textos e balões de diálogo.

4.         Comic Creator (https://www.readwritethink.org/files/resources/interactives/comic/) O Comic Creator, desenvolvido pela ReadWriteThink, é uma ferramenta gratuita que permite aos alunos criar quadrinhos personalizados. Possui uma interface simples, onde os alunos podem escolher personagens, cenários, balões de diálogo e adicionar texto às suas criações.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Correção da semana 1 do PET 2 - 1º ano (2021)

Correção da semana 2 do PET 2 - 1º ano (2021)